Artistas locais preparam criações Imaginarius

Resultado da seleção da CALL – Apoio à Criação Local, lançada pelo Município de Santa Maria da Feira, há dois projetos artísticos locais com estreia marcada para o festival Imaginarius, cujos processos criativos estão a ser desenvolvidos em residência artística no Imaginarius Centro de Criação (ICC). “Hanno”, de Rina Marques e Rui Paixão, e “Houston, we have a problema”, de Telmo Ferreira, são as duas criações Imaginarius selecionadas pelo júri da CALL.

 

A residência artística de Rina Marques e Rui Paixão decorreu durante o mês de março. Os dois artistas de Santa Maria da Feira são a imagem de uma transformação artística, num jogo de “berma de estrada”, num risco coletivo e um apoio multidisciplinar evidente. “Hanno” será um desafio conceptual e de contexto para todos.

 

Durante o mês de abril, é a vez de Telmo Ferreira ocupar a black box do ICC para a criação em residência de “Houston, we have a problem”, que promete reflexão, instintos e jogos de objetos, num espetáculo inovador.

 

Responderam à chamada pública para artistas e companhias locais dez agentes criativos de Santa Maria da Feira. O júri, constituído pela direção artística do festival Imaginarius, selecionou duas, de acordo com as normas do regulamento.

 

As duas propostas selecionadas – a primeira, uma performance de teatro físico, dança e música e a segunda uma performance de teatro físico – são criações originais, focadas na interação com o espaço público e aptas para apresentação em qualquer estrutura de apoio cénico, tendo em vista a sua difusão nas rotas nacionais e internacionais de festivais congéneres, sempre com a referência “Criação Imaginarius”. Ambas serão apresentadas em estreia absoluta na 18ª edição do festival, que terá lugar entre 24 e 26 de maio, no centro histórico de Santa Maria da Feira.

 

As propostas foram avaliadas com base na originalidade, interação com o público/espaço público, multidisciplinaridade dos coletivos artísticos, capacidade de circulação nas rotas de difusão nacionais e internacionais, e cumprimento das normas de participação.

 

A Call Apoio à Criação Local é um programa implementado em 2014, que decorre da política estratégica do Município de Santa Maria da Feira de apoiar artistas e companhias do território no domínio da nova criação para o espaço público, potenciando a sua internacionalização.