Imaginarius com propostas para os mais pequenos

O mais importante festival de artes de rua do país – Imaginarius –, está a chegar a Santa Maria da Feira e com ele chegam também várias propostas para os mais pequenos, através do Imaginarius Infantil. No Festival Imaginarius, que decorre entre 23 e 25 de maio, há muito para ver, fazer e ouvir, em família, no espaço público do núcleo histórico da cidade.

As tardes dos dias 24 e 25 de maio, vão ser dedicadas principalmente ao público infantil, com uma oferta de atividades, que vão desde o circo ao teatro, da música ao multidisciplinar, até às experiências e workshops, numa forte aposta da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira na formação de novos públicos, estimulando nas crianças a vontade de desfrutar, pensar e intervir no espaço público.

Além de proporcionarem experiências únicas que guardarão, com certeza, na sua “Memória” – tema principal da 19ª edição do festival –, o Imaginarius Infantil permite reforçar o contacto dos mais pequenos com o mundo artístico, não só na perspetiva de lazer, mas também de formação, e despertar-lhes o interesse criativo.

“Hojas al Viento” (24 e 25, às 15h30 e às 18h00), “Heliko” (24 e 25, às 14h45 e às 16h30), “Caça Texturas” (das 14h00 às 19h00), “Viagem de Memórias! Percurso Sonoro pelas Terras de Santa Maria” (entre as 14h15) e as 18h30) e “Nas Alturas – Oficina de Artes de Circo – Aéreos” (24 e 25, a partir das 14h00 até às 19h00) são as cinco principais propostas do Imaginarius Infantil que, a par dos espetáculos que integram a Programação Principal, as Criações Imaginarius e o Mais Imaginarius, deixam antever o sucesso de mais uma edição deste Festival Internacional de Artes de Rua.

O festival de Santa Maria da Feira é totalmente gratuito; tem programação para todas as faixas etárias; é “Family Friendly”, podendo ser vivenciado por todos; é “Imaginarius Acessível”. Uma das criações multidisciplinares conta com um serviço de audiodescrição para pessoas portadoras de deficiência visual. A versão resumida da programação tem suporte braille. O recinto do festival inclui vários espaços de visibilidade preferencial, para pessoas portadoras de mobilidade condicionada, e estão igualmente previstas visitas orientadas com informação prática sobre percursos e atividades acessíveis. Estas visitas terão interpretação em Língua Gestual Portuguesa. O Imaginarius disponibiliza também um fraldário, no Rossio.

Entre 23 e 25 de maio, Santa Maria da Feira garante “Momentos Únicos. Memórias Inesquecíveis – Unique Moments. Unforgettable Memories”.