Redes

O Imaginarius abriu as portas às redes internacionais de festivais e de criação artística. Desde julho de 2014, o Festival é o primeiro e único membro nacional da Circostrada Network, a maior rede europeia para a promoção das artes de rua e do novo circo, com base no Hors Les Murs, em Paris.
Neste âmbito, o Imaginarius colabora na definição de um conjunto de guidelines, estando, ainda, representado nos grupos de trabalho CS Hubble (observatório das artes de rua na Europa) e coordenando o grupo FreshStreet (com vista à organização, a cada 2 anos, de uma conferência sobre boas práticas nas Artes de Rua). A edição 2017 deste seminário – o maior à escala mundial com temática nas Artes de Rua – acontecerá em Santa Maria da Feira.

O Imaginarius recebeu em 2015 o selo de qualidade EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe – atribuído pela EFA – European Festivals Association, que destaca os festivais artísticos europeus que respeitam um conjunto de requisitos de programação, suporte à criação, ligação à comunidade e impacto internacional.

Respondendo à estratégia do Município de Santa Maria da Feira de promoção internacional dos seus agentes artísticos, o Imaginarius desenvolve, ainda, um conjunto de parceiras internacionais com outros festivais e agentes de promoção, com vista à difusão internacional das criações artísticas apoiadas pelo festival.

Em 2016, o Imaginarius iniciou uma colaboração com a EFA ao nível da formação, sendo um dos 20 festivais europeus a acolher formandos do programa de treino internacional para diretores de produção de festivais.