Datas do Festival
Maio 2025
22, quinta-feira
fim de tarde e noite
23, sexta-feira
tarde e noite
24, sábado
tarde e noite
25, domingo
manhã
Enquadramento
O fecho da trilogia
A 24ª edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira assinala o fecho de um ciclo de três edições marcadas por uma linha de pensamento conceptual, que reafirma o discurso artístico de um festival com ADN, que envolve, questiona, confronta e transforma.
Depois de uma edição dedicada ao Sonho (2023) e outra à Liberdade (2024), é chegada a hora do Imaginarius refletir sobre o legado do Progresso, quer na intensidade, quer na intencionalidade das mensagens, implícitas ou explícitas, associadas aos conteúdos da programação, partindo da premissa de que o verdadeiro Progresso só se concretiza pela Paz, ancorado nos valores da Liberdade, sendo este um Sonho coletivo.

Tema
Progresso
Das múltiplas dimensões do Progresso, em particular o societal, tecnológico, ambiental e cultural, e da sua antítese, nasce a programação da 24ª edição do festival. Um tema que atravessa fronteiras, épocas e culturas, que provoca diálogos e confrontos, que celebra conquistas, avanços e retrocessos, que apela à reflexão através da arte.
Será que o desenvolvimento tecnológico nos fez progredir ou regredir enquanto sociedade e pessoas?
Estaremos efetivamente mais próximos ou mais isolados?
Que passivos ambientais nos trouxe o desenvolvimento industrial?
Deveremos avançar ou dar um passo atrás?
Que lugar ocupam os valores da liberdade, justiça, igualdade e diversidade no meio de tantas interrogações?
Evoluímos efetivamente enquanto Humanidade?
O que poderemos esperar do futuro?
A Imagem Promocional
Rastro e identidade
O conceito visual proposto para a 24ª edição do Imaginarius resulta da interseção do tema Progresso com o espírito e a identidade do festival.
O simples ato de caminhar simboliza a luta da Humanidade pelo progresso e evoca a natureza itinerante dos festivais de teatro de rua.
As linhas provenientes da figura humana dão origem a um rastro caleidoscópico de cor e movimento, refletindo a magia e a fantasia características do Imaginarius. Este é também o rastro que o festival deixa na comunidade.
A paleta de cores usada evoca a luz do luar e o ambiente noturno do festival. O plano de fundo preto pode, pontualmente, dar lugar ao amarelo ou ao cinzento.
Visualmente impactante, a imagem adapta-se facilmente aos diferentes suportes – impressos ou digitais, estáticos ou dinâmicos.

Síntese do Festival
Contemplação, crítica, esperança
Em 2025, o festival Imaginarius regressa igual a si próprio, acutilante, pronto para inquietar, estimular o pensamento crítico e agitar consciências, atento à emergência de construir pontes e repensar a dimensão maior do Progresso – a Humanidade.
Ao longo de 4 dias, ruas, praças e equipamentos culturais do centro da cidade de Santa Maria da Feira convertem-se em laboratórios de experimentação e improvisação, onde cada espetáculo ou criação original carrega a força da mensagem
e da poética visual, num convite à reflexão, à contemplação, à esperança.
No mais democrático de todos os palcos – a rua – o público do festival volta a ser convocado para fazer parte de um mosaico cultural que integra 170 artistas de 43 companhias, vindas de 17 países para tomar conta de 15 espaços programados.
Multidisciplinar e multidimensional, a programação aposta no cruzamento das artes de rua e do circo contemporâneo com outras disciplinas artísticas, como as media arts, a dança e a música, dedicando uma atenção especial à temática da Gastronomia.