PT | EN | LGP

ACESSO GRATUITO | FREE ACCESS

novembro ’24

Dia 08

Conversa

Diversidade e Inclusão: perguntas para nós próprios

Data: 08 de novembro
Local: Imaginarius Centro de Criação
Horário: 10:00-13:00 e 14:30-17:30
Destinatários: Técnicos municipais, programadores e agentes culturais, gestores de espaços e projetos culturais, artistas, profissionais da comunicação e de mediação
Nº de Participantes: limitada às vagas existentes

BIOGRAFIA
Maria Vlachou é consultora em Gestão e Comunicação Cultural. Membro fundador e diretora executiva da associação Acesso Cultura.

Autora dos livros “O que temos a ver com isto? O papel político das organizações culturais” (Ed. Tigre de Papel, 2022) e “Musing on culture: Management, Communications and our Relationship with People” (Ed. Bypass, 2013), assim como do blog Musing on Culture, onde escreve sobre cultura, gestão e comunicação cultural, públicos, acesso. Gestora da página de Facebook Museum texts / Textos em Museus e co-gestora do blog Museums and Migration. Participou no projecto europeu RESHAPE – Reflect, Share, Practice, Experiment, sendo membro do grupo “Arts and Citizenship”.

O programador britânico Madani Younis disse na conferência do ISPA em janeiro de 2020 que “Generosidade não é justiça. E inclusão não é equidade.” Percebemos com isto que, apesar das palavras diversidade e inclusão surgirem com bastante frequência no discurso das organizações culturais e dos seus profissionais, não temos plenamente noção do que significam, do que representam e do impacto que têm (ou deveriam ter) no nosso trabalho e na nossa relação com a sociedade. Neste curso, procuraremos explorar e compreender melhor os conceitos de diversidade e inclusão. Analisaremos os resultados das políticas de inclusão implementadas nas organizações culturais de outros países. Conheceremos melhor o trabalho e processos internos de organizações que nos poderiam servir de exemplo, assim como as críticas feitas por membros das equipas de organizações que se consideravam inclusivas. São estas críticas precisamente que nos fizeram pensar: “Estaremos a fazer as perguntas certas?”

Dia 16

Tertúlia concerto

Improvisação musical: tradição e prospetivas

Data: 16 de novembro
Local: Imaginarius Centro de Criação
Horário: 18:00-20:00
Destinatários: Todas as Idades
Nº de Participantes: limitada às vagas existentes

Improvisação musical é um conceito que se exprime através de mil formas diferentes. Riquíssima história, nas tradições populares e na música clássica, traz-nos um mundo onde é possível misturar tudo com tudo. A própria improvisação musical assume formas híbridas, onde os limites entre idiomático e não idiomático muitas vezes são difíceis de desenhar.

Moderador
Aleksandar Caric, (guitarra, bandolim) maestro da Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira

Convidados
João Lima (guitarra portuguesa) conhecido como membro do grupo “Oquestrada”, Almada
Rui Soares (órgão), diretor artístico do festival “Ciclo de órgão de tubos”, Santa Maria da Feira
Paulo Chagas (saxofone, flautas) diretor do “MIA” diretor do encontro de música improvisada de Atouguia da Baleia
Gustavo Costa: (bateria, instalações sonoras) coletivo “Sonoscopia”, Porto

Dia 22

Ensaio Aberto LaB InDança

A pessoa como elemento de criação

Data: 22 de novembro
Local: Imaginarius Centro de Criação
Horário: 14h30
Destinatários: todas as idades
Nº de Participantes: limitada às vagas existentes

BIOGRAFIA
Licenciada em Biologia, Gabriela Martín estudou arte na Guildford School of Acting and Dance é bailarina com formação em dança contemporânea, clássica e flamenco. Detém o título Mestre Método Psicoballet Maite Leão e é coreógrafa, designer de moda e diretora artística da Fundação Psico Ballet Maite León desde 2006. Especialista em cena inclusiva, trabalha habitualmente em cena comunitária e com entidades de diferentes coletivos em risco de exclusão social.

Ensaio aberto resultante da residência de Gabriela Martín onde se explorou a criação cénica a partir das contribuições estéticas e corporais de cada pessoa.