PT | EN | LGP

ACESSO GRATUITO | FREE ACCESS

Enquadramento

Em 2001, quando Santa Maria da Feira teve a ousadia de lançar o IMAGINARIUS – Festival Internacional de Teatro de Rua, poucos imaginariam como iria influenciar o teatro e as artes de rua em Portugal. Na altura, questionava-se, até, que razões levariam um município de média dimensão, situado no norte de Portugal, sem tradições de práticas culturais, a avançar com um projeto de tal abrangência.

Já nessa altura, tal como hoje, o Município de Santa Maria da Feira acreditava no poder transformador da arte e da cultura, assumindo a política cultural como uma estratégia de desenvolvimento sustentado do seu território.

Fruto dessa aposta, desde 2001 até aos nossos dias, o IMAGINARIUS foi-se consolidando, ano após ano, como um palco privilegiado para artistas e companhias, nacionais e internacionais, que elegem o espaço público de Santa Maria da Feira para apresentarem os seus projetos, muitos em criações específicas e estreias absolutas.

Pelas ruas e praças de Santa Maria da Feira já passaram muitas das melhores companhias e artistas nacionais de Teatro e Artes de Rua que, com a sua participação, ajudaram a solidificar a marca IMAGINARIUS, deixando um lastro bastante positivo no ecossistema cultural deste território.

Para além da ousadia de ocupar o espaço público com manifestações culturais, o festival IMAGINARIUS sempre abriu espaço a jovens artistas e criadores, dando-lhes inteira liberdade para apresentarem os seus projetos; dando-lhes liberdade de criação, de expressão e reflexão, à luz dos conceitos e linguagens artísticas contemporâneas.

De forma intencional e refletida, a 21ª edição do IMAGINARIUS não obedece a qualquer orientação temática, permitindo que os ímpetos da Liberdade possam agir, de forma natural, no processo criativo de cada artista e companhia.

O mesmo se espera do público, que pode agora recuperar e reforçar o seu papel de espectador/ator, participando ativamente nas propostas de programação que lhe são oferecidas.

Esta edição será, acima de tudo, o regresso à matriz original do IMAGINARIUS, ocupando a rua e outros espaços públicos, convidando os artistas e companhias a apresentarem propostas artísticas de áreas diversas, que levem o público a ser ator/participante, sentindo novamente a alegria de estar na rua, mas também o despertar para a reflexão de temas atuais e pertinentes em torno do nosso planeta e da humanidade.

Pretende-se ainda que este IMAGINARIUS seja o retomar de forças para que Santa Maria da Feira dê continuidade a esta incessante vontade de criar e transformar a partir do maior bem que temos, a Cultura.

Programa em síntese

Numa lógica consentida pelo gradual regresso à normalidade, a 21ª edição do IMAGINARIUS volta a ocupar o território cultural de Santa Maria da Feira, reencontrando-se com os seus públicos nas praças, ruas, jardins e recantos da cidade, proporcionando uma nova celebração da arte e da cultura, através de propostas múltiplas de teatro e artes de rua.

Nesta edição, a programação não se deixou prender a uma orientação temática. Num tempo pós-pandemia, em que a sociedade anseia pelo respirar de um novo sentido de liberdade, entendeu-se oportuno deixar, sob o pretexto criativo, artistas e criadores desenvolverem e implementarem projetos que conduzam os diferentes públicos, per si ou coletivamente, a redescobrir a liberdade.

Assim, toda a programação foi pensada de modo abrangente, com o propósito de estimular a participação e fruição cultural dos diversos públicos, para que, livremente, possam interpretar a linguagem artística e os processos criativos dos vários artistas presentes no festival, descodificando e seguindo o seu destino de liberdade.

O IMAGINARIUS contará, pois, com diversos blocos de programação, que terão início em meados de maio, num período pré-festival, estendendo-se até ao festival, a acontecer em Santa Maria da Feira, de 26 a 29 de maio.

Em termos de pré-festival, para além de atividades de mediação cultural que vão acontecendo em função das criações e coproduções, estão calendarizadas atividades de descentralização cultural, participação e capacitação, com o intuito de aproximar os diferentes públicos do IMAGINARIUS.

Destacam-se a apresentação do projeto Li-Xo, pela Companhia Grão-a-Grão, que levará ao público de São Paio de Oleiros e Santa Maria da Feira uma peça de teatro de rua centrada em questões ambientais da atualidade. A comunidade escolar do concelho (1.º Ciclo) vai juntar-se ao festival para celebrar o Dia Internacional da Família, através de uma exposição imersiva de caça-sonhos, intitulada O Sonho Começa Aqui. Noutro domínio, a participação será efetivada através de atividades de formação e capacitação do IMAGINARIUS Participa, com ações próprias e específicas para os voluntários que vão apoiar a organização do festival.

A Programação Principal integra um conjunto de propostas com temáticas distintas, todas com reflexões pertinentes sobre o status quo da atualidade. Assim, em pleno festival, assistiremos ao regresso do teatro de rua de força interventiva e visual, com a apresentação de Veles e Vents, dos Xarxa Teatre [ES], que regressam ao festival para provocar uma reflexão centrada na poluição dos oceanos.

Numa proposta verdadeiramente única e exclusiva, o IMAGINARIUS apresentará uma produção de magie nouvelle, a Soirée Magique, da Cie 14:20 [FR] que, sob a direção artística de Raphaël Navarro, trará até Portugal artistas emergentes desta nova tendência do mundo da magia.

Em termos de criação nacional, destaque para a apresentação, em estreia nacional, dos projetos Eu Fêmea, do Teatro do Mar [PT], No Elbows on Table, do INAC [PT] e KINSKY – Roi des Rats, de Rui Paixão/Holy Clown [PT].

No campo internacional, salientam-se as apresentações de À Ciegas, da Compañia Elelei [ES]; Get Ready, dos TwoMuch Circus [ES]; e Oqda, da Etta Ermini Dance Theatre [UK]. Num tom mais festivo e comediante surge a proposta Hotel Paradiso, dos Lost in Translation Circus [UK] e Red Wine Cabaret, da Sidral Brass Band, que promete inebriar o centro histórico de Santa Maria da Feira com música alegre e contagiante.

O IMAGINARIUS Infantil reúne um amplo conjunto de propostas, que conjugam momentos lúdicos com a vertente pedagógica e de experimentação. Integram a programação um projeto de circo e clown, La Bella Tour, La Bella Tour [ES]; um projeto de teatro, Cubo, dos Elefante Elegante [ES]; um projeto pedagógico, Bicicleta ManiFESTA, de Diogo DeCalle [DE]; e um projeto de experimentação de artes circenses, a Oficina de Artes Circenses, da SALTO – International Circus School [PT].

Nesta edição, o concurso Mais IMAGINARIUS conta com a apresentação de 15 projetos, provenientes de 13 países, cruzando diferentes disciplinas artísticas, do teatro à dança, da música ao circo, das instalações artísticas aos projetos multidisciplinares. Todos os projetos serão avaliados por um júri independente, composto por especialistas nacionais e internacionais, a que se juntará a votação participativa do público do festival. O projeto mais votado será convidado a realizar uma residência artística no Imaginarius Centro de Criação, para criação de um espetáculo a apresentar em estreia absoluta na edição de 2023.

Quanto às Criações IMAGINARIUS, o festival conta com a estreia absoluta dos projetos selecionados no âmbito da Chamada de Apoio à Criação Local 2022 – Rumo ao Futuro, da Companhia Persona [PT] e 2037, de Sérgio Correia [PT] –, do projeto vencedor do Mais IMAGINARIUS 2021, Soy Madera, da Elelei Company [IT/ES]; e dos projetos Venham enfim as mais altas alegrias, de Fábio Araújo [PT], proposta da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, e Orquestra Criativa encontra Synchronotopy, criação da Orquestra Criativa/Danielle Villa [PT/IT].

Durante o festival, o IMAGINARIUS PRO promove momentos de encontro e partilha de experiências entre profissionais, bem como o lançamento do livro Práticas Artísticas, Participação e Política, de Hugo Cruz.programa

O festival em números

Ao longo de quatro dias, o festival tomará o espaço público da cidade, convidando o público a celebrar a cultura e a arte, através de propostas inovadoras, criativas e contemporâneas, marca indelével do IMAGINARIUS.

Entre 26 e 29 de maio, Santa Maria da Feira vai acolher 178 artistas, oriundos de 16 países. São 35 as companhias confirmadas, que apresentarão 37 projetos artísticos, destacando-se 6 estreias absolutas, 7 estreias nacionais e 1 coprodução.

 

4 DIAS DE PROGRAMAÇÃO

 

16 PAÍSES

ALEMANHA | ARGENTINA | ÁUSTRIA | BÉLGICA | CHILE | ESLOVÉNIA | ESPANHA | EUA | FRANÇA | GRÉCIA | ITÁLIA | LITUÂNIA | PAÍSES BAIXOS | PORTUGAL | REINO UNIDO | SUÍÇA

 

178 ARTISTAS

 

35 COMPANHIAS

 

37 ESPETÁCULOS / INTERVENÇÕES

 

3 INSTALAÇÕES

 

5 RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

 

5 CRIAÇÕES IMAGINARIUS

 

1 COPRODUÇÃO

 

10 AÇÕES DE MEDIAÇÃO

 

2 WORKSHOPS

 

1 PRÉ-ESTREIA INTERNACIONAL

 

6 ESTREIAS ABSOLUTAS

 

7 ESTREIAS NACIONAIS

 

140 APRESENTAÇÕES OU INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

 

118 HORAS DE CONTEÚDOS DE PROGRAMAÇÃO

Pré-Festival

Numa lógica de descentralização e difusão do IMAGINARIUS no território, o pré-festival propõe momentos de programação antecipada que vão ao encontro do público, contemplando a performance artística, a participação da comunidade e a formação/capacitação.

Em termos de performance artística, será apresentado, nos dias 14 e 15 de maio, em dois polos residenciais do território (São Paio de Oleiros e Santa Maria da Feira), o projeto de teatro de rua LI-XO, da Companhia Grão |a| Grão, que aborda as questões do ambiente e urbanidade nas cidades.

No dia 15 de maio, celebrando o Dia Internacional da Família, a comunidade educativa do pré-escolar e 1º ciclo (educadores, alunos e encarregados de educação) participa no festival, promovendo uma criação artística coletiva, no centro histórico de Santa Maria da Feira, que ficará patente durante todo o período do festival.

A dinâmica intermediação cultural que sempre caracterizou o IMAGINARIUS mantém-se com a dinamização de uma ação de formação/capacitação dirigida ao grupo de voluntários selecionados pelo projeto IMAGINARIUS Participa, que vão colaborar com a organização do festival no contacto, receção e acompanhamento de artistas e público.

 

O SONHO COMEÇA AQUI

ALUNOS / FAMÍLIAS [ PT ]

INSTALAÇÃO COLETIVA

A instalação coletiva O SONHO COMEÇA AQUI é uma criação IMAGINARIUS, que constitui uma exposição imersiva de caça-sonhos, no centro da cidade.

Também conhecidos como espanta-espíritos, os caça-sonhos simbolizam a união, a confraternização e a criatividade, acreditando que em cada pessoa vive um sonho, uma história, um imaginário, um mito.

Esta instalação resulta do desafio lançado aos alunos/famílias do concelho, como forma de comemorar o Dia da Família, constituindo uma homenagem a todos aqueles que nunca deixaram de sonhar.

15 MAIO › 01 JUNHO [ PERMANENTE ]

RUA DR. ROBERTO ALVES

 

LI-XO

GRÃO | A | GRÃO [ PT ]

ARTES DE RUA

M/3 | 45’

Dois indivíduos, o Jorge e o Mundo. Esta é a premissa. Tudo se inicia com a deambulação de dois nómadas recolectores de LI-XO, dominados por uma inconstância permanente e por um círculo vicioso e monótono a que chamam de quotidiano. Envolvidos num Mundo subjugado pela escassez de recursos e por uma paisagem colorida a lixo, a vida deteriora, o tempo não volta atrás e o dia é cada vez mais absurdo. Movem-se através de uma mísera réstia de esperança, na ânsia de que tudo volte a ser como era. No fim de contas, a única palavra que ecoa nas suas cabeças é: repetição, repetição, REPETIÇÃO!

14 MAIO 16:00

PARQUE NOSSA SRA. DA SAÚDE – SÃO PAIO DE OLEIROS

15 MAIO 16:00

PARQUE INTERIOR RUA JOUÉ-LÈS-TOURS – SANTA MARIA DA FEIRA

 

PARTICIPA

SESSÃO DE ACOLHIMENTO E FORMAÇÃO [ PT ]

DEDICADA A VOLUNTÁRIOS

240’

O IMAGINARIUS Participa possibilita que cidadãos de diferentes gerações experienciem, de forma direta e na primeira pessoa, todas as tarefas que envolvem a organização e realização do festival.

O grupo de voluntários selecionados é convidado a participar no desempenho das mais variadas funções, desde orientação, receção e informação de públicos, para além do apoio à produção ou tarefas complementares.

Depois de um número recorde de 180 candidaturas e da seleção de cerca de uma centena de voluntários, é chegada a hora de participarem numa ação de formação/capacitação que dará a conhecer toda a programação do festival e orientações sobre a especificidade das suas funções.

21 MAIO 09:30

CINETEATRO ANTÓNIO LAMOSO

Programação Principal

A 21ª edição do IMAGINARIUS marca o regresso pleno das artes de rua ao espaço público. Ruas, jardins, praças, monumentos e equipamentos culturais de Santa Maria da Feira voltam a ser o palco privilegiado de uma oferta cultural abrangente e inclusiva, pensada e estruturada para atrair e surpreender os diferentes públicos.

De forma refletida e intencional, a programação desta edição não assume uma linha de orientação temática.  Depois de uma pandemia, em que o mundo esteve praticamente fechado, é chegada a hora de celebrar o reencontro, de reabrir as ruas e os espaços públicos aos artistas, dando-lhes total liberdade de criação. É tempo de voltar a desafiar o público para o seu papel de ator/espectador, sem o qual a arte e a cultura não sobrevivem.

Toda a programação desta edição foi pensada para enaltecer a arte na sua expressão máxima de liberdade, renovando o papel da cultura na sublime missão de transformar o mundo.

Seguindo esta missão transformadora, a Programação Principal apresenta um conjunto de propostas assentes na interdisciplinaridade e na liberdade criativa dos artistas e companhias, com produções nas áreas do teatro de rua, da magie nouvelle, do circo contemporâneo e do novo circo, mas também da dança urbana, do teatro físico e da música.

Recuperando a sua matriz original com um regresso pleno à rua, onde a arte é celebração há mais de duas décadas, o IMAGINARIUS reencontra-se com os decanos do genuíno teatro de rua, os Xarxa Teatre [ES], com o inquietante espetáculo Veles e Vents, que propõe uma reflexão acutilante em torno da temática ambiental, questionando a poluição dos mares e oceanos e a forma como a humanidade está a hipotecar o seu próprio futuro com as atrocidades infletidas que comete.

Da reflexão sobre as questões ambientais seguimos para as memórias constituídas nos lugares onde vivemos e convivemos, onde guardamos as nossas memórias e, a partir delas, construímos os nossos mitos.  A companhia LIT – Lost in Translation Circus [UK] revisita essas memórias no seu projeto Hotel Paradiso, recorrendo a ousadas habilidades de novo circo, comédia, teatro físico e música, para contar estórias singulares de inquilinos de um velho hotel degradado que, perante a ordem de despejo e demolição do edifício a que chamam de casa, tudo fazem para contrariar um fim que está próximo… o das suas memórias!

O poder emancipador da arte e a sua capacidade de transformar a visão do mundo estão também patentes na proposta do Teatro do Mar [PT], Eu Fêmea, que pretende provocar uma reflexão em torno do atual papel da mulher, transmutando entre a história e o tempo atual, entre o poder divino, a função maternal, a submissão e o caminho emancipatório para a liberdade.

O projeto No Elbows On The Table, apresentado pelo INAC – Instituto Nacional das Artes do Circo [PT], recorre ao universo do circo para estimular o pensamento sobre o equilíbrio da vida social e humana. Equilíbrio que também se reflete na proposta de Rui Paixão/Holy Clown [PT], KINSKY – Roi des Rats, que parte da forma como o ser humano deixa cair as suas regras, fazendo surgir o seu lado mais animalesco. Ou também, de certa forma, o equilíbrio, ou a falta do mesmo, que pode existir na vida quotidiana e normal de um casal, tal como nos oferece os Twomuch Circus [ES], no seu Get Ready, performance de teatro físico. Um equilíbrio que também é necessário, como propõe a Elelei Company [ES/IT] com À Ciegas, para ultrapassar os fantasmas, medos e receios, quando de olhos blindados há que avançar no desconhecido. E que, certamente, também será pertinente na proposta de Etta Ermini Dance Theatre [UK] para demonstrar como um grupo de desconhecidos, retidos numa fronteira qualquer, pode comunicar, sem recurso à língua, contando apenas com a expressão artística de cada elemento, enquanto linguagem multicultural universal.

Na sua matriz original, o IMAGINARIUS distingue-se dos outros festivais sobretudo pela ousadia das suas propostas, arriscando em novas tendências artísticas contemporâneas, como será o caso da magie nouvelle que, através da Soirée Magique, da Cie 14:20 [FR], apresenta, em estreia absoluta em Portugal, um espetáculo que traduz as novas tendências da magia internacional com a participação de diversos artistas franceses, sob a direção artística de um dos percussores da magie nouvelle, Raphaël Navarro.

A alegria contagiante do IMAGINARIUS irá espalhar-se pelas ruas e praças de Santa Maria da Feira ao som da música da Sidral Brass Band [ES], que propõe um espetáculo enérgico, onde a música se junta ao teatro e ao circo para um Red Wine Cabaret, transformando o espaço público num palco de experiências clownescas, absurdas e cómicas, que prometem surpreender com momentos verdadeiramente inesquecíveis.

 

VELES E VENTS

XARXA TEATRE [ ES ]

TEATRO DE RUA / PIROTECNIA

M/6 | 50’

Criado para inaugurar o túnel do Canal da Mancha, Veles e Vents inspira-se na obra do poeta valenciano Ausiàs March para uma visão acutilante do mar. Um mar idílico e simultaneamente apocalíptico. Um mar que é o sustento de vida de muitos povos e, ao mesmo tempo, um espaço de comunicação e convergência entre civilizações e culturas. Um mar que mostra a sua revolta sempre que o poluímos, transformando-o num cemitério nuclear, consumido por um fogo fátuo permanente, derivado das catástrofes petrolíferas que tem sofrido.

Veles e Vents convida o público a refletir sobre o futuro da humanidade no planeta Terra, alertando para os problemas ambientais causados pela poluição de mares e oceanos. Através do uso de elementos móveis e de pirotecnia, o público embarcará numa viagem à sua própria consciência, a bordo de um navio que, em escassos segundos, pode passar de um idílico veleiro a um poluidor petroleiro.

Veles e Vents é uma verdadeira produção de teatro de rua, que capta a essência dos temas ambientais da atualidade, para se insurgir na defesa do planeta e dos oceanos, deixando do lado do público a pertinência da reflexão e da ação. Uma mensagem ambiental que hoje está mais presente do que nunca, tal como como a proposta cénica.

27 · 28 MAIO 23:30 CASA DO MOINHO

 

SOIRÉE MAGIQUE

CIA 14:20 / RAPHAËL NAVARRO [ FR ]

MAGIE NOUVELLE

M/3 | 50’ | ESTREIA NACIONAL

Na magie nouvelle, que se assume como um movimento artístico por direito próprio, marcado pela diversidade, ilusão e novidade, tudo é magia: sombras chinesas, jogos de cartas, malabarismos, levitação e ilusionismo.

Nesta Soirée Magique a Cie 14:20, sob a direção artística de Raphaël Navarro, reúne os melhores artistas franceses de magie nouvelle, tão ecléticos quanto talentosos, que têm em comum o dom de captar a atenção do espectador, surpreendendo-o numa viagem única por universos tridimensionais onde as referências oscilam, provocando encantamento e emoção num público heterogéneo, inebriado pela música tocada ao vivo.

27 · 28 MAIO 22:00

CINETEATRO ANTÓNIO LAMOSO

RESERVE O SEU LUGAR AQUI

 

HOTEL PARADISO

LOST IN TRANSLATION [ UK ]

CIRCO CONTEMPORÂNEO | TEATRO FÍSICO

TODAS AS IDADES | 50’ | ESTREIA NACIONAL

Hotel Paradiso é um antigo hotel condenado a fechar. Está degradado, mas nele habitam pessoas, cujas histórias de vida preenchem os mitos e as memórias daquele espaço. Um banqueiro, que quer ficar com o hotel para construir um novo empreendimento, tudo faz para despejar os seus habitantes.

Unidos para afastarem a ideia de abandonar o hotel, os velhos hóspedes revivem juntos momentos de alegria e tristeza ali vividos. Com o forte apoio da dona do Hotel Paradiso, lutam contra a covardia do banqueiro, numa série de peripécias divertidas e desafiantes.

Acrobatas, palhaços e malabaristas contam uma história de união e luta para salvar o derradeiro espaço de memórias, recorrendo a uma mistura colorida de ousadas habilidades circenses, comédia física e teatro, onde sobressai uma enérgica partitura musical, composta pelo reconhecido multi-instrumentista inglês Roger Eno.

27 MAIO 17:00 | 21:30

28 MAIO 17:30 | 21:30

CASA DO MOINHO

 

EU FÊMEA

TEATRO DO MAR [ PT ]

PERFORMANCE MULTIDISCIPLINAR | DANÇA | TEATRO FÍSICO

M/16 [ CONTÉM NUDEZ PARCIAL ] 25’ | ESTREIA NACIONAL

ESPETÁCULO COM PRÉ-INSCRIÇÃO ]

Eu Fêmea é um solo curto para uma atriz. Uma performance física que decorre dentro de uma estrutura alusiva a um Peep Show. A atriz, fechada no interior do cenário circular, não tem qualquer contacto físico ou visual com o público, que assiste a este espetáculo de caráter poético, particularmente intimista, em cabines individuais e munido de auriculares.

Com uma narrativa de inspiração iconográfica e uma linguagem contemporânea assente nas narrativas do corpo, Eu Fêmea reflete sobre a invisibilidade da mulher ao longo do tempo, e a herança histórica e cultural, física e espiritual que habita hoje no ser feminino. O que é que permanece desse passado e o que é que resiste e se transforma? Que sujeito ou subjetividade existe fora da História e da linguagem, da cultura e das relações de poder?

Em Eu Fêmea, um corpo transmuta-se noutros corpos. Do coletivo ao uno, do velado ao descoberto, numa trajetória que assinala, entre outros, o divino, o maternal, o animal e o proscrito, a submissão e a rebeldia, entre Eva e Lilith, Maria e Maria Madalena, uma mulher em busca de equilíbrio e afirmação desvela-se, libertando-se gradualmente das diferentes camadas que, ao longo da História, a encobriram, invisibilizaram e submeteram.

O que é ser mulher, hoje?
O que é o feminino e que corpo o define?
Desde a emancipação, que liberdade?

26 · 27 · 28 MAIO 21:20 | 22:00 | 22:40 | 23:20

EXTERIOR DA ACADEMIA DE MÚSICA | LIMITADO A 20 PESSOAS | ESPETÁCULO COM INSCRIÇÃO [ www.imaginarius.pt ]

 

NO ELBOWS ON THE TABLE

INAC – INSTITUTO NACIONAL DE ARTES DO CIRCO [ PT ]

CIRCO CONTEMPORÂNEO

M/3 | 45’ | ESTREIA NACIONAL

No Elbows On The Table é uma proposta de circo contemporâneo que nos conduz para um aquário de vidas cruzadas num espaço hermético.  Um reflexo da ausência de envolvimento na comunidade ou com o mundo exterior. Um organismo que vive na tentativa de equilibrar a falha na condição humana.  Mudanças de direções, intenções e vontades que resultam num estado oscilante do comportamento social.

No Elbows On The Table incita-nos a compreender o paradoxo do equilíbrio interior de cada ser humano, através do universo do circo. Do ruído ao silêncio, o malabarismo, a roda cyr, o trapézio, a corda vertical e o equilíbrio mostram-nos como é possível condicionar o quotidiano de cada ser humano.

No Elbows On The Table é uma produção do INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo, que integra alunos e jovens artistas de circo numa abordagem pluridisciplinar, que procura afirmar de novas estéticas das artes do circo e a difusão do circo contemporâneo em Portugal.

26 MAIO 22:30

27 · 28 MAIO 16:00 | 22:00

29 MAIO 11:15

PRAÇA GASPAR MOREIRA

 

KINSKI – ROI DE RATS

RUI PAIXÃO | HOLY CLOWNS [ PT ]

CLOWN

M/6 | 50’ | PRÉ-ESTREIA INTERNACIONAL

27 · 28 MAIO 17:30

IMAGINARIUS CENTRO DE CRIAÇÃO

Kinski – Roi de Rats é um espetáculo que conta a história de Kinski, um ator problemático e sem emprego que se vê na circunstância de ter de vender dentes de vampiro para sobreviver. Numa demonstração do potencial deste produto através da encenação de Nosferatu, Kinski acaba transformado num rato como forma de protesto e empesta toda a cidade.

 

À CIEGAS

ELELEI COMPANY [ IT/ES ]

DANÇA

M/3 | 30’ | REPOSIÇÃO FESTIVAL

À Ciegas procura despertar no público aquele efeito surpresa de quando somos apanhados por alguém que nos tapa os olhos e pede para adivinharmos quem é.

É um jogo simples, que os miúdos ou alguém muito próximo gostam de jogar, lançando o mistério da inquietação, que leva a uma interrogação – E se de repente isto se transforma noutra coisa?

Um evento externo faz alterar o estado emocional de uma pessoa.

Algo nos cobre os olhos, privando-nos de vermos o que está além.

O público testemunha o que a atriz não vê. A natureza do “desconhecido” gera medo e é apresentada pela Elelei Company como sendo uma ameaça.

27 · 28 MAIO 17:00

EXTERIOR DO MUSEU CONVENTO DOS LOIOS

 

GET READY

TWOMUCH CIRCUS [ ES/AR ]

NOVO CIRCO

M/3 | 30’

Get Ready é uma mistura absurda de malabarismo, novo circo e comédia, que procura abordar a sociedade, através das teias de relacionamentos, das convenções sociais e do poder do amor.

Focando-se no ritual diário do pequeno-almoço, a peça explora aquilo que acontece quando uma rotina é distorcida num grupo incompreensível de ações sem sentido.

Um casal afetuoso e excêntrico quebra a sua dinâmica banal do dia a dia, desmontando-a e montando-a novamente, para mostrar que a vida normal também pode ser cativante.

Há momentos únicos da vida de um casal em que as toalhas de mesa deslizam, os cereais voam, as canecas rolam e o chá, por vezes, entorna-se…

27 MAIO 16:30 CASA DO MOINHO

28 MAIO 16:45 CASA DO MOINHO

 

OQDA

ETTA ERMINI DANCE THEATRE [ UK ]

PERFORMANCE MULTIDISCIPLINAR

TODAS AS IDADES | 25’ | ESTREIA NACIONAL

Oqda é a nova proposta de Etta Ermini Dance Theatre para o espaço público, que junta o equilibrismo às acrobacias tradicionais marroquinas e à dança urbana, num projeto interdisciplinar de circo contemporâneo e dança urbana que interpreta, de forma tocante, as questões atuais da multiculturalidade.

Três pessoas, de países diferentes, ficam retidas numa fronteira, sem conseguirem comunicar entre si, pois não falam a mesma língua. Recorrendo ao humor, cada uma faz a narrativa da sua história, usando a arte como forma de comunicação.

Inspirado nas experiências dos encontros casuais e das conversas improvisadas, Oqda, que em árabe quer dizer nó, dá sentido à criatividade natural de cada ser humano, levando a que os personagens se conheçam descobrindo as suas diferenças e os seus pontos de convergência. Um projeto que enaltece o conceito da multiculturalidade entre os personagens, que encontram nas suas habilidades artísticas a melhor forma de comunicar.

Oqda é, sobretudo, uma metáfora da paz, superando preconceitos xenófobos e aceitando o “outro” numa sociedade multicultural e diversificada.

27 · 28 MAIO 17:00

PRAÇA GASPAR MOREIRA

27 · 28 MAIO 19:00 MUSEU CONVENTO DOS LOIOS

 

RED WINE CABARET

SIDRAL BRASS BAND [ ES ]

MÚSICA

M/3 | 30’ ITINERANTE + 40’ ITINERANTE + PERFORMANCE | REPOSIÇÃO FESTIVAL

Red Wine Cabaret traz o cheiro da uva e do vinho, num processo biológico que está no centro de uma banda de dez músicos e um showman, no ambiente louco e festivo de um cabaret.

A loucura vai inebriar o público com laivos de alegria. O som dos metais, enérgico e contagiante, provocará uma festa renovada, transportando o público para o ambiente cinematográfico de um cabaret.

Música, o teatro e o circo juntam-se para contagiar o público com doses aumentadas de alegria.

A rua volta a ser o local da festa, transformando-se num cabaret, palco de experiências clownescas e absurdas para despertar sentimentos que ficarão na memória.

27 MAIO 19:30

28 MAIO 00:20 | 19:30

29 MAIO 00:20

ITINERANTE [ IGREJA DA MISERICÓRDIA › PRAÇA GASPAR MOREIRA › MERCADO MUNICIPAL › CASA DO MOINHO ] [ IGREJA MATRIZ › RUA DIREITA › PRAÇA DA REPÚBLICA › PRAÇA GASPAR MOREIRA ] | PRAÇA GASPAR MOREIRA

Imaginarius Infantil

Secção do Festival dedicada aos mais novos e famílias, o IMAGINARIUS Infantil continua a proporcionar momentos lúdicos, pedagógicos e de experimentação de artes multidisciplinares num espaço público privilegiado – o Rossio.

No seu regresso pleno à rua, a programação infantil promove percursos performativos e criativos com três estreias nacionais, um projeto de artes plásticas adaptado para o Imaginarius e uma oficina de experimentação de artes circenses.

La Bella Tour apresenta um espetáculo homónimo, que busca os fundamentos do clown para concretizar a missão das personagens: arrancar gargalhadas ao público.

Elefante Elegante convida o público entrar num mundo onírico onde tem de fazer uma escolha: partir ou ficar? A peça central é um cubo que permite encerrar algo dentro de si, mas também abrir infinitas possibilidades.

A companhia Todozancos transporta-nos para o mundo absurdo, distópico e surrealista da obra Metamorphosi de Kafka, em que as personagens passam por um processo transformativo, num percurso circulante pelas ruas do centro da cidade.

Diogo deCalle desafia o público a “pedalar” pelo espaço público, transportando uma oficina de serigrafia pelas rua e com ela a expressão, manifestação cívica e cultural de uma bicicleta que se ManiFESTA.

Remetendo para a tradição do circo associado à magia e à fantasia, o Imaginarius Infantil propõe ainda conduzir o público para uma bolha circense, que enaltece a poesia e a técnica do Circo. A SALTO – Internacional Circus School traz curtas apresentações para incentivar o público a experimentar.

 

LA BELLA TOUR

LA BELLA TOUR [ ES ]

CIRCO

M/3 | 45’ | ESTREIA NACIONAL

Quando o circo estava a todo vapor e o público aclamava a habilidade dos acrobatas e a coragem dos domadores, noite após noite, os palhaços eram a alma do espetáculo e faziam as crianças e os adultos rir.

Agora não há malabaristas, nem acrobatas, nem magia, nem mestres de cerimónias. Existem apenas estes dois palhaços e a sua herança circense.

Dia após dia, cidade após cidade, ambos tentam, com esforço, manter a tradição familiar. Umas vezes com sucesso, outras com resultados catastróficos.

No entanto, eles nunca desistem de atingir o seu objetivo: fazer o público rir!

27 MAIO 14:00

28 MAIO 15:30

ROSSIO

 

METAMORPHOSI

COMPAÑIA TODOZANCOS [ ES ]

PERFORMANCE MULTIDISCIPLINAR

M/3 | 40’ ITINERANTE + 20’ PERFORMANCE

Um mundo distópico, talvez não tão distante, onde os personagens passam por diferentes estágios de transformação entre humano, inseto e máquina.

Esta metamorfose é desencadeada repentinamente, gerando confusão e contradições nas personagens para evitar um processo que parece não ter volta.

Na sua jornada, descobrem essas mudanças e o seu ambiente, retroalimentando-se com o desejo de tentar recuperar sentimentos, sensações e relações humanas que recuperam importância e significado vital.

Será tarde demais?

27 MAIO 17:20

ITINERANTE [ MERCADO MUNICIPAL › PRAÇA GASPAR MOREIRA › PRAÇA DA REPÚBLICA › RUA DR. ROBERTO ALVES › ROSSIO ]

18:00 ROSSIO

28 MAIO 14:00

ITINERANTE [ CTT › MERCADO MUNICIPAL › CASA DO MOINHO › ROSSIO ]

14:40 ROSSIO

 

CUBO

ELEFANTE ELEGANTE [ ES/PT ]

TEATRO

M/4 | 45’ | ESTREIA NACIONAL

“É urgente viver de propósitos, como só vivem os sonhadores!”

Ela, curiosa e determinada. Ele, fofo e engraçado. Ansiosa por descobrir o mundo, ela está pronta para ser a capitã do navio que os guiará nas suas novas aventuras. Ele, confortável na segurança do seu cubo, relutante em abandonar os seus hábitos e trocá-los por horizontes desconhecidos. Eles tocam, cantam, riem, discutem e gritam.

Um dia, a curiosidade invade o seu cubo e ambos decidem ir mais longe, descobrir o mundo inteiro. Eles concordaram sempre, mas na hora de escolherem o seu destino não conseguem chegar a um consenso.

Ela quer percorrer um caminho em busca de perguntas. Ele quer procurar respostas na direção oposta.

Qual será a solução? Norte, Sul, Este ou Oeste? Juntos ou separados?

28 MAIO 18:15

29 MAIO 10:00 | 12:00

ROSSIO

 

BICICLETA MANIFESTA – UMA EXPERIÊNCIA DE SERIGRAFIA ARTESANAL

DIOGO DECALLE [ PT ]

OFICINA DE SERIGRAFIA ITINERANTE

M/5 | 120’

Uma oficina de serigrafia transportada numa bicicleta serve de mote à criação e impressão no coletivo.

Em cada cartaz um manifesto. Todos juntos, uma VOZ!

O espaço público transformado em espaço de criação artística e de partilha entre todos os participantes.

27 · 28 MAIO 14:00 | 17:00

29 MAIO 10:00

ROSSIO

 

OFICINA DE ARTES DO CIRCO

SALTO – INTERNATIONAL CIRCUS SCHOOL [ PT ]

CIRCO

M/5 | 300’

Um workshop para público infantil, dos 5 aos 15 anos, onde os participantes têm a oportunidade de experimentar várias especialidades de circo, com enfoque nos aéreos, com tecido, a lira e o trapézio.

27 MAIO 14:00 › 15:20 | 15:50 › 19:00

28 MAIO 14:00 › 14:20 | 15:30 › 19:00

29 MAIO 10:00 › 10:40 | 12:10 › 13:00

ROSSIO

 

SOBRE(A)SALTO

SALTO – INTERNATIONAL CIRCUS SCHOOL [ PT ]

CIRCO

M/5 | 10’

Alunos da Salto International Circus School apresentam diversas técnicas aéreas das artes circenses às crianças que participam nos workshops.

27 MAIO 15:30

28 MAIO 14:20 | 15:10

29 MAIO 10:50 | 11:50

ROSSIO

Criações Imaginarius

Em 2022, o Imaginarius retoma a aposta no apoio à criação para o espaço público, focada num mundo contemporâneo em mudança. Coincidentemente, as criações partem de uma noção de tempo para refletir sobre questões prementes, como o direito à privacidade, significado de género, importância da memória, direito ao esquecimento e celebração de figuras de referência.

Nesta edição, o festival apresenta 5 criações em estreia absoluta: duas resultantes da Chamada de Apoio à Criação Local (2037, de Sérgio Correia, e Rumo ao Futuro, da Companhia Persona); uma resultante da competição Mais Imaginarius, vencedor de 2021 (SOY MADERA, da Elelei Company); o projeto anual da Biblioteca Municipal (Venham enfim as altas alegrias, de Fábio Araújo); e o projeto anual da Orquestra Criativa (Orquestra Criativa Encontra Synchronotopy, com Danielle Villa).

As criações da CACL situam-se entre a memória de um tempo e um tempo futuro em construção presente. Rumo ao Futuro é, na verdade, uma história sobre o passado, uma reflexão sobre o envelhecimento, a perda de memória associada e a importância de nos relacionamos com as nossas referências.

Assinalando o centenário de José Saramago, a performance multidisciplinar e instalação Venham enfim as altas alegrias relembra-nos o percurso do Nobel da Literatura, através da interpretação livre e plástica da sua obra.

Recorrendo à manipulação de fotografias de Santa Maria da Feira, a Orquestra Criativa e Danielle Villa remetem-nos para a memória do património local.

SOY MADERA, por sua vez, envolve-nos num momento de repetição, onde, tanto na beleza quanto nas agruras, procuramos o significado da identidade feminina na constituição de eu presente.

Por fim, 2037, expondo-nos a fragmentos do que poderá ser uma sociedade futura, faz-nos questionar os perigos deste presente transitório que vivemos.

As criações revelam ainda uma forte influência visual, optando pela inclusão de recursos multimédia, seja pela presença de videomapping, projeções simples ou manipulação de fotografia em tempo real.

 

SOY MADERA

ELELEI COMPANY [ IT/ES ]

CIRCO CONTEMPORÂNEO

M/6 | 35’ | ESTREIA ABSOLUTA | PERFORMANCE COM AUDIODESCRIÇAO – AD

Quando alguém chega a um novo lugar com a esperança de compreender a ideia de parar e, de repente, tem de lidar com os impulsos primitivos que o conduziram até lá.

SOY MADERA é um solo repleto de humor, objetos e técnicas de dança contemporânea, que captam a atenção do público para a descoberta da força interior desta personagem.

26 · 27 · 28 MAIO 21:00

EXTERIOR DO MUSEU CONVENTO DOS LOIOS

 

RUMO AO FUTURO

CIA PERSONA [ PT ]

PERFORMANCE MULTIDISCIPLINAR

M/6 | 35’ | ESTREIA ABSOLUTA | ESPETÁCULO COM DISPOSITIVO DE LUZ STROBE

ESPETÁCULO COM PRÉ-INSCRIÇÃO ]

Um périplo rumo ao futuro, desenvolvido espacialmente em torno do envelhecimento e da perda de memória, colocando também o público no centro deste percurso circular.

Com a ajuda de dois andarilhos e muitos post-its, um casal de idosos, entre encontros e desencontros, transporta-nos numa viagem que nos leva às profundezas da sua memória.

26 · 27 · 28 MAIO 22:00

CLAUSTRO DO MUSEU CONVENTO DOS LOIOS

 

2037

SÉRGIO CORREIA [ PT ]

PERFORMANCE MULTIDISCIPLINAR

M/6 | 30’ | ESTREIA ABSOLUTA | PERFORMANCE COM LGP

O verdadeiro milagre!

O segredo para a felicidade eterna!

Hoje será revelada a chave para alcançar a tão esperada felicidade!

Quem tem a coragem de dar o salto para o novo estado evolutivo?

26 MAIO 21:30

27 · 28 MAIO 22:00

ROSSIO

 

VENHAM ENFIM AS ALTAS ALEGRIAS

FÁBIO ARAÚJO [ PT ]

PERFORMANCE MULTIDISCIPLINAR | INSTALAÇÃO

M/6 | 50’ | ESTREIA ABSOLUTA

É a partir do corpo literário de José Saramago – os motivos e os cenários do fantástico – que surge o projeto, trazendo à memória os romances, os poemas, os contos.

As obras do Nobel da Literatura são um estímulo para instigar o processo criativo, inspirando uma série de ações performativas que se distanciam do seu ponto de origem. Dão lugar a uma outra coisa. Um espaço onde a fantasia dos participantes e espectadores poderá ser potenciada para dar lugar ao imaginário. Um corpo fragmentado de ideias e citações, de pistas e rumores.

Este projeto resulta da residência artística “Prefácios”, promovida pela Biblioteca Municipal durante os meses de abril e maio, envolvendo dez jovens do concelho.

26 · 27 · 28 MAIO 22:30

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTA MARIA DA FEIRA

 

ORQUESTRA CRIATIVA ENCONTRA SYNCHRONOTOPY

ORQUESTRA CRIATIVA [ PT ] | DANIELLE VILLA [ IT ]

CONCERTO COM VIDEOARTE

M/6 | 40’ | ESTREIA ABSOLUTA

Num formato inédito, uma numerosa Orquestra Comunitária Portuguesa partilha o palco com um artista plástico, o italiano Danielle Villa Zorn, para a estreia da criação “Vida”, tema escolhido pelos participantes da Orquestra Criativa, dos 8 aos 100 anos de idade.

As músicas – originais e tocadas ao vivo – são a banda sonora e simultaneamente a partitura de Synchronotopy, uma narração através de uma série de “collage” analógicos, feitos ao vivo e projetados numa grande parede de um edifício público de referência – a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. Um encontro jubiloso entre música e imagens, dirigido a todos os públicos.

26 · 27 · 28 MAIO 21:45

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTA MARIA DA FEIRA

Mais Imaginarius

O concurso internacional reabre as ruas de Santa Maria da Feira a artistas emergentes de todo o mundo. Nesta edição, o Mais IMAGINARIUS apresenta 15 projetos, de 13 nacionalidades, que cruzam diferentes disciplinas artísticas, nomeadamente teatro, dança, música, circo, performance, instalação e multidisciplinar.

Um programa diversificado, que incorpora juggling, acrobacia, roda cyr, manipulação de objetos e clown.

Os projetos em competição serão avaliados por um júri internacional independente e pelo público, mediante votação. A performance vencedora será premiada com uma residência artística em Santa Maria da Feira, para criação de espetáculo em estreia no festival em 2023.

 

BURNING RASPBERRIES

IWAN DAM [ NL ]

PERFORMANCE MULTIDISCIPLINAR

M/3 | 30’

Burning Raspberries é uma performance poética com fumo, fogo, cheiros e sabor. Uma curiosa performance multidisciplinar de teatro de rua, que combina entretenimento e culinária. Materiais de cozinha incomuns como o ferro e uma raquete de ténis criam imagens e atmosferas fantásticas. Tudo é feito para o prato: uma salada de espinafres defumados com um muffin salgado, que o público poderá saborear depois. Intrigante, engraçado e inventivo, Iwan Dam traz a Santa Maria da Feira uma adaptação original do teatro de rua. Como um verdadeiro alquimista, ele liga sabores e dramas para captar o público e transportá-lo para uma jornada especial. Um espetáculo interativo para todas as idades.

27 · 28 MAIO 15:00 MERCADO MUNICIPAL

27 · 28 MAIO 20:00 RUA DR. ROBERTO ALVES

 

3:12 A.M.

JOSÉ CERECEDA [ PT ]

CIRCO

M/3 | 25’

3:12 a.m. é um espetáculo de circo contemporâneo, que utiliza elementos de acrobacia aérea e destreza como forma de expressão, recriando imagens que se relacionam com a sensação de insónia, com aquilo que nos mantém acordados durante a noite.

Há alguma coisa que o tenha mantido acordado à noite?

Um mal de amor?

Ou falta de dinheiro?

Ou o perigo que se sente nas ruas?

Ou a fome no mundo?

Ou o frio? Ou o calor? O calor, o calor, o calor…

Ou os impostos?

Ou a falta de água?

Ou deixar de fumar?

27 · 28 MAIO 23:00NROSSIO

 

CLOTHES AND US

KANTA COMPANY [ LT ]

CIRCO

M/3 | 50’

Roupas. Usamos todos os dias, em todos os tamanhos e cores. São incontáveis as horas gastas a comprar, lavar e dobrar. Hoodies humanos, fantasmas de seda drapeada, monstros e pilhas de roupas em movimento – como é que as roupas nos mudam? O que é que elas escondem? À medida que as roupas dominam o nosso mundo, mergulhamos nas memórias e nas histórias que elas guardam e no importante papel que desempenham na nossa vida, passando a apreciá-las com muito carinho.

Bem-vindos ao mundo de Clothes and Us. Três humanos e um elenco de roupas doadas de todo o mundo transformam-se e transcendem-se de uma jornada do dia a dia de uma lavandaria para um mundo do fantástico com marionetes de camisas, fantasmas e fantasmas voadores.

Criado a pensar nas crianças e famílias, este espetáculo visa transformar cada armário num lugar repleto não apenas de roupas, mas de lembranças, histórias e amigos.

Uma performance que explora diversas técnicas circenses: manipulação de objetos, sedas aéreas, acrobacias, mastro chinês e muito mais.

27 · 28 MAIO 20:00 ROSSIO

 

FOLEY

CONTAKT COMPANY [ DE/UK/FR/AT ]

CIRCO

M/3 | 60’

Olhar, toque e ritmo.

Foley é uma performance de circo contemporâneo, acompanhada por música ao vivo, onde os instrumentos se misturam com o movimento e com a interação de todos os intérpretes.

Uma fusão de várias técnicas acrobáticas feitas em parceria, criando imagens físicas que fluem para a dinâmica do mundo emocional.

27 MAIO 15:00 | 18:00

28 MAIO 14:30 | 19:00

CASA DO MOINHO

 

MUSIC WITH MACHINES AND OBJECTS

GLUU [ DE ]

MÚSICA

M/3 | 30’

Uma mistura de vários estilos de música eletrónica. Com recurso a live looping, técnica que permite esta fusão musical, e com objetos do dia a dia, que normalmente não são vistos como instrumentos, são criadas músicas cheias de cor e sons nunca antes ouvidos.

27 MAIO 19:30

28 MAIO 16:00 | 19:30

IGREJA MATRIZ

 

ET SI ÇA TOMBE?

COLLECTIF ACROCINUS [ CH/CL/AR ]

CIRCO

M/3 | 45’

Três pessoas reúnem-se num pequeno espaço imaginário, quiçá na sua própria casa ou até num quarto partilhado.

Dentro deste espaço há vários objetos: uma mesa, duas cadeiras e muitas bolas de malabarismo.

A relação e o contacto das personagens com os objetos servem para fugir às rotinas diárias, levando ao confronto com as dúvidas e medos que coabitam dentro de si.

Cria-se, assim, um canal de comunicação sensorial entre os três performers, que procuram uma linguagem sustentada pelo movimento.

Um espetáculo de atmosfera minimalista, onde escutar é essencial para uma convivência harmoniosa.

27 MAIO 18:00 | 21:00

28 MAIO 18:00 | 21:00

PRAÇA GASPAR MOREIRA

 

ÉTUDE FOR PREPARED PIANO AND ROPE

DANIJELA ZAJC, MISMO NISMO [ SI ]

CIRCO

M/3 | 40’

Étude for prepared piano and rope é um concerto para ouvir sons nunca antes pensados, e muito menos ouvidos, de um piano. Desmontado no chão com as cordas levantadas, um piano comum, vai transportar-nos para uma viagem de experimentação musical.

Com um universo de possibilidades, e através da manipulação clássica e experimental, a performer conduz o concerto tocando, principalmente, a partir de uma corda aérea.

Tudo no mundo está ligado, coexistindo e coafetando tudo em seu redor. A artista autor explora a interação com o piano recorrendo a acrobacias clássicas numa corda aérea, onde cada movimento é transformado em oscilações que, por sua vez, se transformam em ondas sonoras de diferentes frequências e amplitudes. Assim, os sons, transpostos de volta para os movimentos e vice-versa, passam da performer para público, criando interações suscetíveis a situações imprevisíveis.

Na conceção deste projeto, a autora coloca as seguintes questões:

Como é que os nossos corpos e as nossas emoções respondem ao ambiente e à realidade social?

Até que ponto essa realidade se reproduz e até que ponto podemos mudá-la?

Estamos constantemente no processo de busca de um equilíbrio?

De um nível micro a um nível macro: a reação ao som de uma corda para reagir à devastação capitalista.

A ideia para esta obra surge do envolvimento da autora no Cirkusarna Naokrog, um espaço autónomo, em Rog Factory (Ljubljana), na Eslovénia, que foi alvo de despejo e demolição em 2021. Foi aqui, na Fábrica Autónoma de Rogs, que a autora encontrou e preparou o velho piano, marca duradoura no seu percurso pessoal e artístico.

Este projeto é uma homenagem à Fábrica!

27 · 28 MAIO 16:30 | 21:30

ORFEÃO DA FEIRA

 

GIBBERISH NOT GIBBERISH

STEVEN GUTIERREZ [ USA ]

INSTALAÇÃO

M/3 | CONTÍNUO

Como expressar o humor e os pensamentos através de uma escultura abstrata? Gibberish not gibberish é o reflexo da aprendizagem do artista sobre a forma e a função que um espaço público tem ou pode ter junto de obras abstratas e de elementos de arquitetura. A escultura ou a arte comunicam sempre algo para o mundo, mesmo que às vezes pareça sem sentido para o espectador.

27 · 28 MAIO 14:00 › 01:00

CASA DO MOINHO

 

HIGH TEA (WITH A TWIST)

LEVANTES DANCE THEATRE [ UK/EL ]

CIRCO

M/3 | 18’

Sob a direção da performer e designer Eleni Edipidi, Levantes Dance Theatre cria performances de circo contemporâneas espirituosas, inclusivas e visualmente fortes. Vestidas para impressionar, duas amigas dançam e fazem acrobacias em cima de uma mesa de chá apresentada com bom gosto e misturam-se com a multidão para selfies e uma xícara de chá. Durante o espetáculo, não faltam bolos e fantasias repletas de glitter, numa explosão de cores brilhantes e disparates à mistura.

27 MAIO 15:00 ROSSIO

28 MAIO 14:00 ROSSIO

27 MAIO 19:00 PRAÇA GASPAR MOREIRA

28 MAIO 19:00 PRAÇA GASPAR MOREIRA

29 MAIO 10:30 PRAÇA GASPAR MOREIRA

 

IT SOCKS!

COMPANY WURST – MIKAIL KARAHAN [ BE ]

CIRCO

M/3 | 7’

A sensação de ser tarde demais para reagir.

Os segundos que decidem se te seguras ou se cais e chocas.

A sensação de desequilíbrio que leva aos limites físicos.

A necessidade de reagir suficientemente rápido para não perder o controlo.

iT SOCKS! é um espetáculo circense com recurso à roda cyr e a meias vermelhas, criado e realizado por Mikail Karahan.

27 · 28 MAIO 16:30 | 20:30

EXTERIOR DO MUSEU CONVENTO DOS LOIOS

 

RE/ACT!

EGO PORTRAIT [ AT ]

CIRCO CONTEMPORÂNEO

M/6 | 20’

RE/ACT! aborda temas como a coragem moral e a responsabilidade num contexto de performance, permitindo que o público e os performers vivenciem e experimentem estas temáticas.

Com raízes no circo contemporâneo, na dança e na arte performativa, os artistas ‘brincam’, correm riscos e têm de confiar.

Afinal, quem vai assumir a responsabilidade?

“O teatro é uma forma de conhecimento, que deve e pode, portanto, ser um meio de transformação da sociedade. O teatro pode ajudar-nos a construir o nosso futuro, em vez de apenas esperar por ele.”

Augusto Boal

27 · 28 MAIO 18:00 | 23:00

EXTERIOR DO MUSEU CONVENTO DOS LOIOS

 

RIZOMA

RITA CARMO MARTINS [ PT ]

PERFORMANCE MULTIDISCIPLINAR

M/3 | 30’

Um vaso, uma mulher, um músico. Rizoma é um espetáculo sobre a teoria filosófica “Rhizome”, de Deleuze e Guattari. Uma pesquisa contínua sobre sensibilidade, força, adversidade e infância. Um sopro de liberdade horizontal sobre o pensamento hierárquico e vertical da vida quotidiana. Uma aventura surrealista através da imaginação. Poesia visual.

Um rizoma é um caule que cresce de forma horizontal e subterrânea, podendo ter também crescimento aéreo. Cresce sem direção definida e é polimórfico. Pode executar funções de raiz, tronco ou ramo, dependendo da localização dessa porção na planta e do seu ambiente de crescimento.

Quando pensas numa planta… No que pensas?

Quando pensas numa planta… Ela tem raízes? Ela tem um caule? Ela tem folhas?

Pode uma planta crescer quase sem água? Quase sem ar? Quase sem luz?

27 · 28 MAIO 16:00 | 19:00

RUA DR. ROBERTO ALVES

 

ROCOCÓ

COMPAÑIA RAMPANTE [ AR ]

CIRCO

M/3 | 45’

Num espaço banal, duas personagens vão, pouco a pouco, revelando diferentes facetas e partilhando o seu dia a dia, a sua intimidade e a sua vulnerabilidade. Sem perder o humor, esta dupla convida-nos a viajar, através de várias técnicas do circo ou do vaudeville, para um universo onde a multiplicidade de personalidades e as idas e vindas nas relações são comuns. Numa simbiose de humor, circo, manipulação de objetos e outras técnicas, surgem peripécias sucessivas que não param de surpreender. Uma homenagem a todas as facetas do ator circense e à sua vontade de que o espetáculo continue. Sempre!

27 MAIO 16:00 ROSSIO

28 MAIO 14:30 | 16:30 ROSSIO

29 MAIO 11:00 ROSSIO

27 MAIO 19:15 CASA DO MOINHO

 

SURFING THE STREET

ELTIOTEO [ FR ]

PERFORMANCE MULTIDISCIPLINAR

M/3 | 45’

A história de um surfista que sonha surfar numa onda de público.

Pantomima, humor cáustico, magia e equilíbrio.

Provocante como um palhaço, mas de coração terno, este verdadeiro-falso surfista maluco está à espera da onda “THE” e prepara-se para um momento absolutamente inesquecível.

Manipulando diábolos, cadeiras, mesas e roupas, TioTeo conduz o espetáculo num ritmo frenético e desafia adultos e crianças a participar na performance.

27 MAIO 15:00 PRAÇA GASPAR MOREIRA

28 MAIO 14:00 PRAÇA GASPAR MOREIRA

29 MAIO 12:15 PRAÇA GASPAR MOREIRA

27 MAIO 18:15 ROSSIO

28 MAIO 20:15 CASA DO MOINHO

 

WE ALL LIVE IN A BOX

AMBAE COMPANY [ ES ]

PERFORMANCE MULTIDISCIPLINAR

M/3 | 20’

Três indivíduos entrelaçam a jornada das suas vidas através da dança, da música ao vivo e das suas caixas. A performance We all live in a box centra-se na forma como cada um se define e nas vidas que vivem, criando paredes invisíveis com os seus ideais e crenças.

Em que consistem as caixas na nossa vida?

Como é que a caixa com a qual nos identificamos afeta outras pessoas e a sociedade, e como é que elas nos afetam?

Como lidamos com as caixas que nos moldam, nos desafiam, nos limitam, nos detêm?

Como nos encontramos e como encontramos os outros no meio de todas essas caixas?

27 · 28 MAIO 15:00 | 20:40

IGREJA MATRIZ

Mediação

Nesta edição do IMAGINARIUS, as dinâmicas da mediação centram-se no envolvimento da comunidade nos processos de criação e participação.

O festival desenvolveu um conjunto de ações conducentes a aumentar a participação cultural, trazendo para o território do festival a comunidade escolar e outras comunidades, reforçando o propósito da inclusão e acessibilidade às práticas culturais e artísticas, e promovendo o diálogo criativo entre agentes culturais e artísticos e a própria comunidade.

Da interação entre artistas e comunidades resultaram diversas ações de mediação, como workshops, conversas e ensaios abertos, ou ainda momentos de pesquisa e criação artística que deram lugar a projetos a apresentar no IMAGINARIUS.

 

ENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES

PESQUISA – RUMO AO FUTURO

PESQUISA E PARTICIPAÇÃO – 2037

PARTICIPAÇÃO – ANIMADORES MUSICAIS, ORQUESTRA CRIATIVA ENCONTRA SYNCRONOTHOPY

PARTICIPAÇÃO – VENHAM ENFIM AS ALTAS ALEGRIAS

 

OUTRAS AÇÕES

ENSAIO ABERTO – RUMO AO FUTURO

WORKSHOP DO MOVIMENTO – A TEORIA DO SEM PARAR – SOY MADERA

ENSAIO ABERTO – SOY MADERA

ENSAIO ABERTO E CONVERSA – 2037

ENSAIO ABERTO E CONVERSA – EU FÊMEA

OFICINA DE FOTOGRAFIA

 

ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE

 

PESQUISA

RUMO AO FUTURO

COMPANHIA PERSONA [ PT ]

O processo criativo do espetáculo Rumo ao Futuro integra relevantes contributos da comunidade. No início da residência artística, a Companhia Persona, em colaboração com o Lar São Nicolau, realizou entrevistas e momentos de partilha informal com idosos, cujo material foi contribuindo para a elaboração do guião.

Paralelamente, a companhia desenvolveu um momento de pesquisa e capacitação com a comunidade escolar, envolvendo a turma 12º F do Agrupamento de Escolas de Santa Maria da Feira. Duas sessões de trabalho assentes no diálogo intergeracional para partilhar  o processo criativo do espetáculo e demonstrar como a imagem pode também converter-se em texto dramático, dependendo do seu contexto de utilização.

PESQUISA 02 MARÇO LAR SÃO NICOLAU – SANTA MARIA DA FEIRA

PESQUISA E CAPACITAÇÃOB 07 · 21 MARÇO 14:30 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA MARIA DA FEIRA

 

PESQUISA E PARTICIPAÇÃO

2037

SÉRGIO CORREIA [ PT ]

Alunos do Curso de Animação Sócio Cultural do Agrupamento de Escolas Coelho e Castro de Fiães (3AS) vão usufruir da experiência de participação no espetáculo 2037 de Sérgio Correia, resultado da ação de mediação iniciada em março.

Numa primeira fase, os alunos integraram uma sessão de pesquisa e capacitação materializada num workshop teatral e numa conversa de sensibilização e aproximação aos questionamentos do projeto, onde foi possível aprofundar o processo de criação e recolher contributos.

Sérgio Correia trabalhou com os alunos métodos básicos teatrais, como aquecimento físico e vocal, utilização da palavra, texto e intenções, memória, exploração de emoções e movimento, criatividade e improvisação, proporcionando aos participantes uma breve abordagem ao trabalho e formação do ator e munindo-os de capacidades básicas para a criação de um objeto artístico.

A esta experiência formativa seguem-se ensaios no terreno, de forma a preparar os alunos para uma participação no espetáculo.

PESQUISA E CAPACITAÇÃO 24 MARÇO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS COELHO E CASTRO

PARTICIPAÇÃO: FORMAÇÃO E ENSAIOS 09 · 23 · 25 MAIO IMAGINARIUS CENTRO DE CRIAÇÃO | MUSEU DE SANTA MARIA DE LAMAS

 

PARTICIPAÇÃO

ANIMADORES MUSICAIS, ORQUESTRA CRIATIVA ENCONTRA SYNCRONOTHOPY

ORQUESTRA CRIATIVA [ PT ] | DANIELLE VILLA [ IT ]

Num ambiente de experimentação e criação que tão bem caracteriza o Imaginarius, músicos profissionais e amadores, que responderam ao repto do festival, desenvolvem o projeto musical para o espetáculo “Orquestra Criativa Encontra Synchronotopy” ao longo de seis sessões formativas, orientadas pelo maestro Aleksandar Caric Zar.

26 · 27 MARÇO

23 · 24 ABRIL

15 · 22 MAIO

SEDE DA ORQUESTRA CRIATIVA – ESCOLA BÁSICA DA CARVALHOSA – ARRIFANA

 

PARTICIPAÇÃO

VENHAM ENFIM AS ALTAS ALEGRIAS

FÁBIO ARAÚJO [ PT ]

As comemorações do centenário de nascimento do escritor José Saramago motivaram o desafio lançado pela Biblioteca Municipal ao artista plástico Fábio Araújo para a criação de um projeto de mediação artística com jovens – Venham enfim as altas alegrias – que culmina com uma apresentação nos jardins da Biblioteca Municipal, integrada no festival Imaginarius.

A ideia central desta instalação passa por criar um percurso, feito de paletes, cuja função é transportar os visitantes pelas diferentes estações que citam, direta ou indiretamente, a(s) obra(s) ou o corpo literário de Saramago.

Em cada ponto, o público é convidado a desvendar a obra presente, numa incessante procura pelo título, mas também com a pretensão da descoberta de algo novo, do conteúdo que a leitura artística encerra em cada um destes momentos e da escrita do Nobel da Literatura. Um jogo entre o objeto livro e a performance, num percurso de descoberta.

09 ABRIL › 20 MAIO

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTA MARIA DA FEIRA

 

OUTRAS AÇÕES

ENSAIO ABERTO

RUMO AO FUTURO

COMPANHIA PERSONA [ PT ]

35’ | MÁX 12 PARTICIPANTES

Integrado no processo criativo do espetáculo “Rumo ao Futuro”, o ensaio aberto direcionado para utentes do Lar S. Nicolau, em Santa Maria da Feira, fica registado com um dos momentos de genuína gratificação da Companhia Persona pelo envolvimento da instituição na pesquisa que possibilitou a criação do guião do espetáculo.

18 MARÇO 14:30

CLAUSTRO DO MUSEU CONVENTO DOS LOIOS

 

WORKSHOP DE MOVIMENTO

A TEORIA DO SEM PARAR – SOY MADERA

ELELEI COMPANY [ IT/ES ]

M/18 | 90’ | MAX 10 PARTICIPANTES

Focado na dramaturgia do movimento para compor e compreender o corpo ao dançar, o workshop A teoria do sem parar insiste na repetição de uma ação como ponto de partida. Juntamente com ferramentas de criação instantânea, onde a dramaturgia teatral entra no material, explora-se a forma de fazer e o porquê de contar histórias, sejam elas abstratas, filosóficas, contemplativas ou narrativas – formas de criar aplicadas no conceito da nova produção da Elelei Company, SOY MADERA, que estreia no Imaginarius’22.

16 ABRIL 14:00

IMAGINARIUS CENTRO DE CRIAÇÃO

 

ENSAIO ABERTO

SOY MADERA

ELELEI COMPANY [ IT/ES ]

M/6 | 35’ | MÁX. 12 PARTICIPANTES

Num ensaio aberto à comunidade, no período final da criação de SOY MADERA e da residência artística no Imaginarius Centro de Criação, a Elelei Company desvenda o formato deste novo projeto com estreia marcada para o Imaginarius’22.

22 ABRIL 17:30

IMAGINARIUS CENTRO DE CRIAÇÃO

 

ENSAIO ABERTO E CONVERSA

2037

SÉRGIO CORREIA [ PT ]

M/6 | 40’ | MÁX.12 PARTICIPANTES

Em busca da experimentação e do feedback do público, Sérgio Correia faz o primeiro ensaio aberto da sua nova criação na fase de finalização do projeto – um dos selecionados no âmbito da Call Apoio à Criação Local 2022 – depois da residência artística no Imaginarius Centro Criação.

06 MAIO 17:30

IMAGINARIUS CENTRO DE CRIAÇÃO

 

ENSAIO ABERTO E CONVERSA

EU FÊMEA

TEATRO DO MAR [ PT ]

M/16 | 25’ | MÁX. 20 PARTICIPANTES | INSCRIÇÕES: INFO@IMAGINARIUS.PT

Em residência artística no Imaginarius Centro de Criação nas vésperas do festival, o Teatro do Mar promove um ensaio aberto da mais recente criação Eu Fêmea. Um projeto acutilante, que pretende implicar o público numa reflexão sobre o atual papel da mulher, fazendo-o transmutar entre a história e o tempo atual, na relação do poder divino e da função de mãe, na discussão da submissão até ao caminho emancipatório da liberdade.

22 MAIO 11:00

IMAGINARIUS CENTRO DE CRIAÇÃO

 

OFICINA DE FOTOGRAFIA

FOTOGRAFIA DE CENA

NELSON D’AIRES [ PT ]

M/15 | 240’

Uma abordagem ao cruzamento e diálogo entre as artes performativas e a fotografia, pela objetiva do fotógrafo independente vila-condense Nelson d’Aires, que desde 2006 se dedica a explorar a área disciplinar da fotografia documental, desenvolvendo projetos que abordam a identidade e o território.

Membro do coletivo Kameraphoto entre 2006 e 2014, colaborou, entre 2009 e 2012, como fotojornalista em títulos da imprensa portuguesa e internacional, com vários trabalhos premiados, destacando-se em 2011 o Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem. “Urdidura” é o seu último livro individual do projeto “Viagens na minha terra”.

No teatro e nas artes performativas, soma várias colaborações, nomeadamente com a companhia Amarelo Silvestre, Ballet Contemporâneo do Norte, Academia Artes e Espetáculo, Cão Danado e Coletivo Sabotagem. Está ainda representado nas coleções de fotografia BESart e Fundação EDP, entre outras.

28 MAIO 14:00

CINETEATRO ANTÓNIO LAMOSO [ PONTO DE ENCONTRO ]