PT | EN | LGP

ACESSO GRATUITO | FREE ACCESS

Enquadramento

O IMAGINARIUS – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira celebra, em 2021, a sua vigésima edição, consolidando o seu posicionamento como o maior evento de artes de rua em Portugal e como festival de referência nas redes internacionais de difusão das artes de rua e circo contemporâneo. Este posicionamento tem contribuído para o reforço da marca identitária do IMAGINARIUS, assumindo o festival como o primeiro local de contacto e difusão das artes de rua mais aliciantes, atuais e provocadoras.

Duas décadas de festival permitiram experiências únicas que levaram Santa Maria da Feira a moldar as suas estratégias de intervenção no território, estabelecendo uma conexão inequívoca entre a arte e o espaço público. Muito mais do que um festival, o IMAGINARIUS é hoje um ponto de convergência de territórios e culturas, quer através da cooperação e colaboração entre artistas, quer ainda pelo público nacional e internacional que atrai a Santa Maria da Feira durante o evento.

Em Santa Maria da Feira, o ecossistema cultural e criativo respira a marca IMAGINARIUS, desde os equipamentos culturais aos eventos, passando pelo próprio espaço público do território. As criações artísticas em residência que acontecem no IMAGINARIUS Centro de Criação fomentam a energia criativa presente no concelho, dando lugar à criação de projetos artísticos que são levados além-fronteiras, através da participação da comunidade local, nacional e internacional.

O festival IMAGINARIUS, desde a sua primeira edição, em 2001, tem vindo a transformar a comunidade local, trazendo-a à participação em projetos de intervenção comunitária, transformando os cidadãos comuns em atores-participantes e colocando-os em contacto direto com os artistas em criações a serem apresentadas no festival. Em resposta a este desafio, a comunidade local tem revelado um forte sentimento de pertença e identidade, presente no seu incondicional envolvimento nas atividades e projetos artísticos integrados na programação do IMAGINARIUS. Esta conexão veio originar um conjunto único de aprendizagens e reflexões geradoras de oportunidades sobre os novos rumos a seguir pelo IMAGINARIUS, tanto em potenciar a sua acessibilidade, como em apostar na sua transição digital e numa transição verde que almeje a sua sustentabilidade ambiental.

O IMAGINARIUS assume-se como um projeto de abrangência plural, promovendo a acessibilidade social, intelectual e física a todos os públicos, sem exceção, para que estes possam evidenciar a sua participação e fruição cultural. Neste contexto, a transição digital, que era já uma opção em fase de implementação com o intuito de alargar o alcance do festival a outros e novos públicos, com a “nova normalidade” dos tempos que correm, ganhou ainda mais sentido. Em 2021, o IMAGINARIUS conquista assim um novo espaço público, de dimensão virtual, na grande rede da world wide web. Neste âmbito, serão estabelecidas parcerias locais, nacionais e internacionais que promovam o trabalho em rede e que potenciem a difusão das criações e programação do IMAGINARIUS, através da internet, tornando o seu acesso e fruição ainda mais abrangente e plural.