PT | EN | LGP

ACESSO GRATUITO | FREE ACCESS

PERSPECTIVE’S GRAVITY DANIJELA ZAJC, MISMO NISMO [ SI ]

CIRCO CONTEMPORÂNEO | M/3 | 40′

25 › 27 MAIO | 22:10
IGREJA MATRIZ

Perspective’s Gravity é a segunda parte da segunda trilogia do autor. Esta performance lida com a interconexão, entrelaçamento e interação do ambiente com os espécimes da espécie homo sapiens e com o impacto que os nossos próprios pensamentos têm sobre nós mesmos.

Após a primeira parte, intitulada Étude for prepared piano and rope, onde a artista criava música num piano através de acrobacias aéreas e da manipulação de uma corda aérea, nesta segunda parte da trilogia, a performer apresenta-se com a obra Perspective’s Gravity. A manipulação e a (co)influência aqui desloca-se para o corpo da artista que, através do movimento aéreo e da voz, influencia diretamente o seu ambiente (música, luz, etc.).

A experiência individual, as decisões e a perceção do mundo dependem do olhar do indivíduo. Somos educados para uma certa perspetiva que nos cristaliza, que nos dirige e que nos oprime, e isso torna-nos consumidores ideais.

É possível mudar radicalmente essa perspetiva.

Mas como?

Quanta influência temos como indivíduos, quanta influência tem a sociedade e quanta influência tem a genética na mudança de perspetiva?

Podemos vincular a perspetiva aos insights da ciência moderna sobre a natureza do universo e a gravidade?

De acordo com a mecânica quântica, a realidade não é objetiva e independente de nós. O observador subjetivo influencia bastante os resultados das experiências. O emaranhamento, a interconectividade e a co-influência vão diretos para as próprias cordas com as quais a teia do cosmos é tecida.

Partilhar