PT | EN | LGP

ACESSO GRATUITO | FREE ACCESS

Sabores Imaginarius

Porque a gastronomia também é arte, o Festival voltou a desafiar a restauração local para uma encruzilhada de sabores, privilegiando menus Imaginarius que tenham por base produtos endógenos e sazonais, e revelem criatividade na confeção e empratamento.

Adega Monhé, Lago, Taberna do Xisto e Terra Mãe são os quatro restaurantes oficiais Sabores Imaginarius que, entre 9 e 12 de setembro, serão os “embaixadores” da gastronomia criativa, urbana e de autor pensada especificamente para o Festival.

Sabores Imaginarius 1
Sabores Imaginarius 2
RESTAURANTES OFICIAIS
ADEGA MONHÉ
Sabores Imaginarius 3

Entrada: O Fiel Amigo
DESCRIÇÃO: Inspirado no Castelo de Feira, e com base nos frades do Convento dos Loios, criámos um novo recheio para o nosso Castelinho, feito com bacalhau e agriões.

Prato Principal: Mitos &Marcas
Hambúrguer de Peixe & Hambúrguer de Carne
DESCRIÇÃO: Inspirado no Imaginarius e nas culturas da diáspora, criámos este prato, onde temos o peixe e a carne juntos em dois hambúrgueres suculentos e deliciosos. O peixe leva tomate, micro legume de agrião, fiambre, queijo da nossa região, numa arepa assada.
A carne leva tomate confitado com poejo, cogumelos salteados, alface, queijo da nossa região e fiambre, também este numa deliciosa arepa assada. Acompanha com uns espargos salteados.

TABERNA DO XISTO
Sabores Imaginarius 4

Sobremesa: Bruschetta de regueifa, com queijo, figo e mel.
DESCRIÇÃO: Sobremesa confecionada com produtos endógenos da região, nomeadamente regueifa regional e mel da Feira.

Prato Principal: Perna de pato confitada em cerveja, com puré de agrião, e redução de laranja.
DESCRIÇÃO: Prato confecionado com cerveja artesanal de lúpulo da região de Santa Maria da Feira, agriões e laranja regionais.

Sobremesa: Mini Fogaça, com trio de chocolates, mirtilos e framboesas e crocante de amêndoas.
DESCRIÇÃO: Sobremesa com base na nossa Fogaça, enriquecida com mirtilos e framboesas produzidas na região, acabando com um toque de Châmoa.

LAGO
Sabores Imaginarius 5

DESCRIÇÃO: Empenhados na partilha de conhecimentos e reflexão profunda do desafio, pretendemos garantir uma verdadeira experiência de sabores, com a confeção de produtos endógenos e locais, bem como mostrar aquilo que sabemos fazer melhor: surpreender e deliciar o palato mais exigente.

Entrada: Tártaro Colorido de bacalhau
DESCRIÇÃO: Tártaro de bacalhau com malapo, tostas de fogaça doce e apontamentos de xarope de Châmoa

Prato principal: Magret de Pato à Santa Maria
DESCRIÇÃO: Magret de pato com molho e cerveja artesanal e pimenta rosa, tostas de fogaça e legumes ao vapor (espargos, cenoura, courgete e bimis).

Sobremesa: Paleta de Sabores Imaginarius
DESCRIÇÃO: Pudim de abóbora, espuma de queijo, gelado de fogaça, pele de tomate e apontamento de frutos vermelhos.

TERRA MÃE
Sabores Imaginarius 6

DESCRIÇÃO: Este menu foi pensado para proporcionar uma experiência gastronómica de excelência, baseada numa cozinha moderna, com pratos criativos ricos em sabor, com produtos endógenos e sazonais da nossa terra.
Daqui nasceu uma entrada com um produto de excelência – o foie – aliado com a fogaça tradicionalmente confecionada nas Terras de Santa Maria.
Por sua vez, o peixe escolhido não poderia ser melhor selecionado, sendo que nos encontramos geograficamente próximos do mar. A sua conjugação com os produtos sazonais (os legumes) ligeiramente braseados dão frescura e vida ao prato, terminado com uma leve e elegante sauce pétollante.
A carne, um prato mais elaborado, igualmente acompanhado com um produto endógeno da nossa terra, o cogumelo shitake, em risotto bem cremoso.
Finalizamos esta experiência com um delicioso e suave cheesecake cozido com delicadas framboesas da nossa horta.
Assim como o Imaginarius transporta a mente humana para a arte criativa de rua, nós criamos arte nos nossos pratos, proporcionando uma viagem sensorial gustativa de excelência.

Entrada: Terrina de Foie com Tosta de Fogaça e Maça

Prato Principal de Peixe: Lombo de Robalo do nosso Mar em cama de Legumes com molho de espumante e batatas novas

Prato Principal de Carne: Bife Wellington com cenouras assadas, cremoso de abóbora e risotto de cogumelos Shitake

Sobremesa: Cheesecake cozido com framboesas

Os “Sabores Imaginarius” apostam ainda na promoção da Cerveja Artesanal com Lúpulo Feirense – edição especial 20 anos Imaginarius – disponível na Loja Interativa de Turismo e restauração local, e apoiam a iniciativa “Almoce e Jante Connosco”, promovida pela ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria na aldeia de Porto Carvoeiro, em Canedo, onde o rio Douro abraça o território feirense.

INICIATIVA “ALMOCE E JANTE CONNOSCO”

4 SET | 19:00

Sabores Imaginarius 7

É na aldeia de Porto Carvoeiro, em Canedo, que o visitante pode usufruir da autenticidade de uma refeição confecionada com produtos locais, base da gastronomia tradicional da região, partilhada no seio de uma família da aldeia. Os anfitriões abrem as portas de sua casa aos turistas que, sentados à mesa, em convívio com as gentes da casa, têm a oportunidade de conhecer as lendas, estórias e vida da aldeia, numa refeição tradicional.

INSCREVA-SE AQUI