PT | EN | LGP

ACESSO GRATUITO | FREE ACCESS

Centro de Criação

Arte e Espaço Público

O Imaginarius Centro de Criação – Arte e Espaço Público (ICC), um novo equipamento cultural de Santa Maria da Feira, propõe-se a fortalecer o ecossistema cultural e criativo do concelho e da região. Este Centro de Criação irá reforçar as dinâmicas da produção artística no concelho, gerando uma nova relação local / global no domínio das artes performativas, abrindo também novos diálogos com outras disciplinas artísticas para espaço público – as artes visuais, as media arts, a música, o design, a arquitetura e a fotografia.

O Imaginarius CC irá desenvolver a sua atividade em três âmbitos: Criação em residência, Participação cultural das comunidades e Internacionalização de projetos artísticos

Espaços

O ICC é um espaço de trabalho, dedicado à criação, com um grande foco no acolhimento de projetos em residência artística. É constituído por três edifícios independentes interligados por uma praça: o Edifício principal, a Blackbox e a Casa.

Além destes, conta com dois espaços complementares: o Cineteatro António Lamoso como lugar de acolhimento e o Armazém para apoio a necessidades de construção de caráter oficinal.

Centro de Criação 1

Edifício Central

É o edifício central e está dividido em três secções:

Escritório(66m2) – área privada, não alugável a terceiros, de acolhimento das equipas de Gestão Executiva, de Direção Criativa e de Comunicação.

Hall(76m2 | aprox. 6m pé direito) – espaço polivalente para acolhimento de ações complementares aos processos de criação, tais como conversas, reuniões, exposições, entre outras.

Lounge – área de estar e de trabalho, complementar às áreas de Casa e da Blackbox.

Casa

Esta edifício é constituído pelas seguintes valências:

Dois quartos, casa um com capacidade para quatro pessoas, devidamente equipados com cacifos para armazenamento de bens pessoais;

Cozinha equipada;

Dois balneários, um feminino e um masculino e três casas de banho – feminina, masculina e mista para pessoas com mobilidade condicionada.

Praça

Centro de Criação 9

A praça, ao ar livre (área total descoberta 684m2), interliga os três edifícios. À entrada da praça, em frente ao Edifício Central, uma zona de declive escadeado constitui um pequeno anfiteatro(344m2)

Blackbox

Centro de Criação 10

É uma caixa negra (119m2 de área | entre 3 e 6m de pé direito) para criação e ensaios, que não contempla a opção de auditório.
Inclui equipamento técnico de som e iluminação, disponível mediante solicitação prévia e sujeito às respetivas normas de utilização.