Arte e Espaço Público
O Imaginarius Centro de Criação – Arte e Espaço Público (ICC), um novo equipamento cultural de Santa Maria da Feira, propõe-se a fortalecer o ecossistema cultural e criativo do concelho e da região. Este Centro de Criação irá reforçar as dinâmicas da produção artística no concelho, gerando uma nova relação local / global no domínio das artes performativas, abrindo também novos diálogos com outras disciplinas artísticas para espaço público – as artes visuais, as media arts, a música, o design, a arquitetura e a fotografia.
O Imaginarius CC irá desenvolver a sua atividade em três âmbitos: Criação em residência, Participação cultural das comunidades e Internacionalização de projetos artísticos
Espaços
O ICC é um espaço de trabalho, dedicado à criação, com um grande foco no acolhimento de projetos em residência artística. É constituído por três edifícios independentes interligados por uma praça: o Edifício principal, a Blackbox e a Casa.
Além destes, conta com dois espaços complementares: o Cineteatro António Lamoso como lugar de acolhimento e o Armazém para apoio a necessidades de construção de caráter oficinal.
Edifício Central
É o edifício central e está dividido em três secções:
Escritório(66m2) – área privada, não alugável a terceiros, de acolhimento das equipas de Gestão Executiva, de Direção Criativa e de Comunicação.
Hall(76m2 | aprox. 6m pé direito) – espaço polivalente para acolhimento de ações complementares aos processos de criação, tais como conversas, reuniões, exposições, entre outras.
Lounge – área de estar e de trabalho, complementar às áreas de Casa e da Blackbox.
Casa
Esta edifício é constituído pelas seguintes valências:
Dois quartos, casa um com capacidade para quatro pessoas, devidamente equipados com cacifos para armazenamento de bens pessoais;
Cozinha equipada;
Dois balneários, um feminino e um masculino e três casas de banho – feminina, masculina e mista para pessoas com mobilidade condicionada.