A crescente presença do Imaginarius em redes internacionais tem impulsionado a difusão do festival e dos seus conteúdos à escala europeia e mundial, possibilitando ainda uma efetiva participação na definição de estratégias e acompanhamento permanente das macroestratégias e políticas públicas para o setor.
Circostrada Network
A reeleição do Imaginarius para o comitê diretivo da Circostrada Network, a maior rede europeia de promoção das artes de rua e circo contemporâneo, cofinanciada pelo programa Europa Criativa da Comissão Europeia e pelo Ministério da Cultura francês, reforçou a participação do festival num núcleo restrito de oito membros de seis países a quem compete definir o desenvolvimento estratégico desta comunidade, constituída por 150 parceiros de 40 nacionalidades.
Rede de Cidades Criativas UNESCO
A adesão de Santa Maria da Feira à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, em 2021, acrescentou uma nova camada ao festival Imaginarius em matéria de difusão internacional, com novas possibilidades de participação, novos artistas e novas áreas de intervenção.
Desde então, mais de 350 cidades criativas de todo o mundo podem dar os seus contributos e candidatar projetos ao festival, como aconteceu com a chamada internacional “Circo Contemporâneo”, lançada pelo Município de Santa Maria da Feira, no âmbito do projeto temperART.
Projeto europeu Green Streets of Europe
A parceria internacional Green Streets of Europe, projeto cofinanciado pela Europa Criativa do Conselho Europeu, iniciada em 2024, traz este ano novas ações de cooperação do Imaginarius com os festivais internacionais parceiros – Passage (Dinamarca), Korespondance (República Checa) e Spancirfest (Croácia), materializadas em residências artísticas em Santa Maria da Feira e apresentações em estreia na programação do Imaginarius.
Plataforma internacional de programação La Nuit du Cirque
A adesão de Santa Maria da Feira à plataforma internacional de programação La Nuit du Cirque, em 2022, alavancou a afirmação do circo contemporâneo em Portugal, para além do reforço do apoio à difusão e circulação de criações originais.
Exemplo disso são os projetos vencedores da Chamada Aberta de Circo Contemporâneo, lançada pelo Cineteatro António Lamoso, em parceria com o Centro Cultural de Paredes de Coura, com estreia na Noite do Circo de Santa Maria da Feira reposição nos festivais Imaginarius e Mundo ao Contrário.