PT | EN | LGP

ACESSO GRATUITO | FREE ACCESS

janeiro ’25

Residência Artística*

Linhagem

*Vencedor do prémio MAIS Imaginarius 2024 – Catarina Gameiro & Mariana Frazão

Data: 13 a 26 de janeiro
Local: Imaginarius Centro de Criação

Um espetáculo de circo contemporâneo, que explora a relação de longa data de duas senhoras idosas, unidas pela cumplicidade, pelo cuidado e afeto mútuos. Com música original, máscaras e sem palavras, a peça celebra a sabedoria e sensibilidade no feminino.

Num imaginário rico em objetos do quotidiano, são evocadas memórias e histórias, refletindo sobre a beleza do envelhecimento ativo.

Neste tributo à vida e aos laços humanos, o público é convidado a reconhecer que o verdadeiro progresso reside na forma como escolhemos viver e celebrar as nossas vidas e vivências.

Residência Artística FINAL GIRL*

 LIXO

*Vencedor da Chamada de Apoio à Criação Local (CACL)

Data: 27 janeiro a 09 fevereiro
Local: Imaginarius Centro de Criação

FINAL GIRL surge do convite da bailarina Rina Marques ao palhaço e encenador Rui Paixão, para que ele dirigisse um solo de dança para o espaço e público.
No cinema de Terror existe o termo “final girl” ou “survivor girl” que se refere à última mulher viva para defrontar o assassino, a que sobrevive para contar a história, e é este o ponto de partida para a criação de uma performance/instalação que pretende criar um imaginário plástico e coreográfico clownesco.

Ficha artística
Direção artística, cenografia e figurino: Rui Paixão
Co-criação e performance: Rina Marques
Sonoplastia e direção técnica: Pedro Almeida
Mentoria artística: Catarina Barros
Apoio à criação em residência artística: ICC-Imaginarius Centro de Criação, Instável Centro Coreográfico/Palcos Instáveis e Companhia Erva Daninha

mediação

Final Girl

Data: 31 janeiro
Local: Imaginarius Centro de Criação
Horário: 18:30
Destinatários: Jovens / estudantes
Nº de Participantes: limitado às vagas existentes

No início de um processo criativo são muitas as informações colecionadas pela equipa criativa para servirem de material de apoio à construção de um espetáculo.

São filmes, livros, entrevistas, vídeos parvos, videoclipes, danças estranhas, documentários, músicas, etc. uma coletânea de informação excessiva que depois de digerida é colocada no lixo e nunca chega a tocar os olhos do espetador.