A mediação cultural é uma aposta no acesso aos conteúdos Imaginarius, nas suas valências de Centro de Criação e palco de apresentação, que surge com o intuito de sensibilizar, formar e fidelizar públicos. O projeto apresenta duas matrizes primordiais: por um lado, colocar jovens artistas em contacto com novas realidades e linguagens, fortalecendo o tecido cultural local, e, por outro, promover a sensibilização e facilitar o processo de compreensão, gerando momentos de contacto que incentivem a reflexão e a proximidade entre os públicos e os processos de criação artística.
Para atender a estes desafios foram desenvolvidas, em colaboração com algumas companhias, atividades complementares à apresentação de conteúdos da programação principal, particularmente das criações Imaginarius. O leque de atividades inclui conversas exploratórias, visitas guiadas e workshops, destinados à comunidade escolar, à comunidade artística e ao público geral.
Paralelamente, existem projetos que pressupõem um trabalho intenso com a população local e que, inseridos na temática da Memória, geram riqueza imaterial e incentivam o sentido de pertença destas comunidades.
Com o foco na valorização do envolvimento das comunidades, investimos na continuidade deste projeto de aproximação aos processos de criação artística, sempre cientes da sua fundamental intervenção no processo de coesão cultural.
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
William Shake(this)pear
ENSAIO ABERTO
Cães de Rua
CULTURA E RECREIO DO ORFEÃO DA FEIRA - PT
TERTÚLIA
À Procura de Memórias em Retalho
OFICINA
Foley - O Relembrar de uma Arte
OFICINA
Reinserção do Esquecido (As Cassetes na Exploração Sonora)
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
Black Market
OFICINA DE TEATRO FÍSICO
Criando Espaço e Personagem
ENSAIO ABERTO
Reencontro II
VISITA GUIADA / CONVERSA
Simulacro (Podia ser realidade)
CONVERSA