A competição internacional Mais Imaginarius, adaptada à nova realidade, adotará, nesta edição, um novo modelo, procurando projetos que possam ser apresentados com recursos a meios e plataformas digitais. Nesta call, dirigida a artistas emergentes, nacionais e internacionais, serão selecionados cinco projetos para serem apresentados em formato digital.
A Call Apoio à Criação Local volta a desafiar associações e companhias locais, bem como artistas independentes, naturais ou residentes em Santa Maria da Feira, para apresentação de candidaturas, de forma individual ou coletiva, com vista ao desenvolvimento de novas criações e a sua apresentação no espaço público, no âmbito da 20ª edição do Imaginarius, mantendo viva a atividade cultural e reforçando o apoio ao ecossistema cultural do território de Santa Maria da Feira.
O 20º aniversário do Imaginarius será o mote para o alargamento de novas metas e desafios aos artistas e criadores, através da Call – Artes Digitais que pretende promover uma convocatória no âmbito das artes digitais, nomeadamente para a apresentação de trabalhos criativos com recurso às novas tecnologias de informação e comunicação, audiovisuais e multimédia. Integrarão a programação do festival dois projetos selecionados.
Nesta 20ª edição, a Câmara Municipal vai associar o Imaginarius às comemorações do centenário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria da Feira, promovendo uma intervenção artística no espaço público, concretamente a pintura de um mural na lateral da Casa-Escola daquela instituição.
Da Call Arte Urbana, que resulta da parceira entre a Câmara Municipal e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria da Feira, surgirão projetos que darão forma a um Mural que perpetue a identidade e a memória da corporação, bem como a sua ligação ao território, através da cultura, da comunidade e da sua história.
O ano de 2021 marca simultaneamente, o 20º aniversário e a 20ª edição do Imaginarius, um marco histórico de um festival de referência, em Portugal e na Europa, para as Artes de Rua, que se construiu a partir de diversas comunidades, entidades vivas e participantes do festival. Importa, por isso, preservar, através de uma obra de cinema documental, todo este percurso, constituindo um acervo de memórias futuras, do seu território, comunidade artística e população.
É com este propósito que surge a Call Filme Documentário que lança o desafio a artistas de audiovisuais e realizadores de cinema documental, nacionais ou internacionais, para apresentarem propostas originais com vista à realização de um filme documentário do Imaginarius, com estreia marcada na 20ª edição, entre 27 e 30 de maio.